15 de janeiro de 2026

O jejum aceito

O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo? (Is 58.6-7)

Leitura Bíblica: Isaías 58.1-9 

No texto da leitura bíblica, observamos que, nos primeiros versículos, o Senhor declara ao profeta que não atenderia às orações do povo nem levaria em consideração seus jejuns, uma vez que insistia em fazê-los estando ainda sob o jugo do pecado e da transgressão. Deus menciona que, nas condições em que eles estavam, era claro que se tratava de pura religiosidade. O povo se valia de práticas sacras, contudo, a essência de um coração puro e voltado para Deus estava longe de existir. Nos versículos em destaque, fica evidente a correção de rumos dados por Deus, os quais ele vê como o verdadeiro jejum que agrada o seu coração: “O jejum que desejo é que as correntes da injustiça sejam soltas, que as cordas do jugo sejam desatadas, que os oprimidos sejam postos em liberdade e livres de quaisquer jugos, que o partilhar da comida seja um hábito na vida deles, que o abrigar o pobre desamparado seja uma realidade contínua, que dar a devida assistência àquele que está nu seja uma constante, bem como, nunca deixar de estender as mãos para ajudar o próximo.” E Jesus afirmou que, quando estendemos a mão ao necessitado, estamos estendendo a ele mesmo! (Mt 25.31-46) 

Para nós, fica a lição: de nada adiantará sermos religiosos se não praticarmos o que acabamos de ler. Não podemos ser chamados de cristãos nos mantendo distantes do cristianismo verdadeiro, o qual, em sua essência, é olhar à volta e sempre ir ao encontro dos que mais precisam. De uma vez por todas, vamos nos despir da capa da religiosidade e nos vestir com a capa da santidade, sem a qual ninguém verá a Deus. Pense nisso! 

A verdadeira religião é amparar as viúvas e os órfãos em suas necessidades. (cf. Tg 1.27) 

Edmilson Gonçalves de Oliveira, Campinas/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário