8 de dezembro de 2025

Desafio

Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido na sua habitação; no abrigo da sua tenda me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo (Sl 27.5).

Leitura Bíblica: Salmo 138.1-8 

Em março de 1962, aos 21 anos de idade, João Carlos Martins apresentou-se como pianista, no Carnegie Hall, em Nova Iorque, Estados Unidos. A vida lhe sorria e o sucesso era estrondoso. Porém, sofreu uma queda em que fraturou o braço direito e, mais tarde, foi acometido por uma doença rara que afetou os movimentos de suas mãos, situações que o impediram de continuar tocando piano. Corajoso, decidiu prosseguir fazendo o que amava, agora como maestro. Mais tarde, um inventor criou uma luva biônica que o trouxe de volta ao instrumento. Em 2022, 60 anos depois da primeira apresentação no Carnegie Hall, retornou àquele palco para mostrar ao público como a paixão pela música o fez se reinventar e driblar os sintomas da doença. 

Todos estamos sujeitos a ver nossos planos sendo interrompidos e, por isso, desanimamos, sem coragem para lutar. Talvez não seja algo tão grave, como foi o caso do maestro, mas nos vitimizamos e nos desesperamos. A existência humana é cheia de desafios e não é sempre que a nossa melodia vai fluir sem acidentes. Existem bemóis e sustenidos, pausas e contratempos que nos dão sinais de alerta. Viver é um constante acertar e errar, cair e se levantar. João Carlos Martins fez de sua provação um projeto de vida, descobrindo e investindo em jovens talentos, que hoje são destaques no cenário musical. Em 2022, ele disse: “Então, estou tentando cumprir a minha parte. Como tenho só 82 anos, ainda tenho 20 anos para os meus projetos”. 

O que seria de nós se Deus desistisse de nossa sinfonia? Confiemos no Maestro da Vida e continuemos nos reinventando e encarando os desafios. Podemos nos inspirar em homens e mulheres que superaram suas dificuldades, mas, definitivamente, devemos entregar nosso caminho ao Senhor, confiar nele e fazer de nossa vida um instrumento em suas mãos. 

Senhor, quantos anos terei pela frente? Se for apenas um dia, que seja para fazer diferença para a sua glória! 

Zelene Reis, Itapeva/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c