Quando
os soldados de Israel viram que a situação era difícil e que o seu exército
estava sendo muito pressionado, esconderam-se em cavernas e buracos, entre as
rochas e em poços e cisternas (1Sm 13.6).
Leitura
Bíblica: 1 Samuel 13.1-9
Na
leitura bíblica, o rei Saul mandou atacar um posto dos filisteus, que
contra-atacaram com um grande exército. Mas os israelitas, diante da força
desses inimigos, viram-se incapazes de enfrentá-los. Por isso, tentaram se
esconder em buracos, cavernas, covas e poços, na expectativa de não serem
encontrados pelo adversário. O rei entendeu que a demora do profeta Samuel
significava que Deus não viria ajudá-los. Mas a questão é que fugir não
resolveria o problema deles.
Talvez
você enfrente questões das quais deseja fugir para evitar o confronto - com
pessoas ou a realidade. Então se esconde atrás do trabalho, da família, de
alguma doença.... Quem sabe até queira enfrentá-las, mas não tenha força para
lutar, e o temor o dominou. Seguem alguns conselhos de alguém que já passou por
sentimentos semelhantes: não negue a realidade de seus medos, da sua situação,
nem tente aparentar aos outros aquilo que não é de fato. Essa é uma carga
pesada demais para se carregar sozinho. Muitas vezes, precisamos de ajuda
externa porque por nossos próprios esforços não conseguimos sair dessa
situação. Por isso, é muito importante admitir para si mesmo que precisa de
ajuda e procurar por ela. Converse com uma pessoa qualificada para ajudá-lo:
terapeuta, médico, amigos, familiares... Precisamos uns dos outros para sair de
situações difíceis. Confie em Deus, mesmo que pareça que ele não está atento à
sua situação. Continue orando e o Senhor, no tempo oportuno, enviará resposta.
Pare para descansar ou tomar um fôlego, mas não fuja de seus sentimentos, de
seus problemas ou de você mesmo. Isso nunca vai resolver - só irá piorar as
coisas. Se for preciso, busque a ajuda profissional. Mas nunca deixe de buscar
em Deus a força para lutar e lidar com as situações.
Há
situações em que podemos encontrar ajuda no homem ou na ciência, mas Deus é o
nosso auxílio sempre presente.
Ingelid
Gundt Pinheiro, Igrejinha/RS. Extraído
do site https://presentediario.transmundial.org.br
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Convide
os seus amigos para receberem as Devocionais
No
TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,
é
só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz
e
seguir o canal.
No
WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:
https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c