10 de outubro de 2025

Sem ansiedade

Não permita que nada o deixe ansioso ou faça sofrer, pois a mocidade e o vigor são passageiros (Ec 11.10, NBV-P).

Leitura Bíblica: Eclesiastes 11.7-10 

Parado na calçada, aguardando para atravessar a faixa de pedestres, pude ouvir uma mulher jovem, com seus 20 anos, dizer para outra que não estava conseguindo dormir, pois sofria de ansiedade. Infelizmente, ela não é a única. A cada ano, cresce o número de pessoas que fazem uso de ansiolíticos. Qual o motivo de tanta ansiedade? Pode haver muitas respostas, mas me arrisco a dizer que o ritmo frenético no qual vivemos contribuiu muito para isso. Vejo as pessoas, e a mim mesmo, com tantos compromissos na agenda que sobra pouco tempo para se acalmar, respirar e organizar a vida. Parece que há necessidade de participar de tudo e também de ter todas as coisas, caso contrário, você fica de fora do convívio com as outras pessoas. 

O autor de Eclesiastes nos motiva a afastar a ansiedade, mas como podemos fazer isso? Ninguém melhor para nos ensinar do que Jesus Cristo. Em momentos de muitas atividades, ele convidava os discípulos para se retirar um pouco e descansar. Também disse que deveríamos carregar menos preocupações e confiar mais no Senhor, pois ele cuida de nós. E, quando estamos cansados e sobrecarregados, podemos nos achegar a ele para que nos ajude a carregar nosso fardo. O melhor remédio para a ansiedade é buscar um relacionamento próximo com Jesus. Quando estamos com ele, recebemos as orientações para viver melhor nosso dia a dia. 

Diminua o ritmo, não queira estar em todos os lugares, não tente se igualar às pessoas com condições financeiras melhores do que a sua – tudo isso só vai aumentar sua ansiedade. Não se isole, mas procure ter mais tempo a sós para meditar na Palavra de Deus. Peça orientação do Espírito Santo para que seu foco esteja naquilo que realmente é importante e fundamental, e desvie os seus olhos das coisas inúteis desse mundo. 

Cuidemos do que é preciso fazer hoje, pois o amanhã pertence a Deus; e “basta a cada dia o seu mal” (Mt 6.34). 

Marcos Passig, Blumenau/SC. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c