19 de dezembro de 2025

Ele nos prova

Pois tu, ó Deus, nos provaste (Sl 66.10a, A21).

Leitura Bíblica: Êxodo 15.22-27 

Os israelitas estavam muito felizes pelo que lhes havia acontecido naquele dia: o mar Vermelho se abriu. Eles temiam não escapar dos egípcios, que os haviam escravizado e os perseguiam para matá-los. Mas Deus exterminou os inimigos, afogando-os no mar (Êx 14.26-28). Os israelitas ficaram tão surpresos e felizes com o socorro do Senhor que o louvaram em pleno deserto, como mostra o cântico de Moisés (Êx 15.1-21). 

Maravilhados com a estupenda vitória alcançada pelo poder de Deus, os israelitas partiram para o deserto de Sur, convictos de que sempre teriam a ajuda divina. No entanto, depois de caminharem três dias pelo deserto, encontraram uma fonte, mas sua água não era potável. Isso foi um teste para os israelitas. Diante dessa situação, o povo murmurou contra Moisés: “Que beberemos?” (v.24b). No fundo, estavam reclamando contra Deus que os havia socorrido ao abrir o mar. Agora, o Senhor queria prová-los. O quanto criam nele? “Moisés clamou ao SENHOR, e este lhe indicou um pedaço de madeira. Ele o lançou na água, e esta se tornou boa” (v.25). 

Deus se preocupa em atender às nossas necessidades básicas, mas ele não quer apenas suprir nossas carências físicas, como a da água. Quer também nos dar a instrução e a disciplina, como fez ao povo: “O SENHOR lhes deu estatutos e ordenanças e os pôs à prova” (v.25b). As ordens foram as seguintes: 1) ouvir atentamente à sua voz; 2) fazer o que é justo diante dele; 3) dar ouvidos aos seus mandamentos; e 4) obedecer a todos os seus estatutos. E ele prometeu que, agindo assim, nenhum mal viria sobre eles (v.26c). Dessa forma, o povo foi abençoado. Depois, chegaram a Elim, que era um verdadeiro oásis (v.27b). 

O Senhor está pronto a cuidar de cada uma de nossas necessidades: física, emocional e espiritual. Mas também seremos abençoados se obedecermos aos seus princípios expostos em sua Palavra. 

Por nos amar, Deus quer nos salvar do mal. Uma vez salvos, ele nos educa, prova e abençoa. Não o abandonemos! 

Sérgio Vilmar Markus, Panambi/RS. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c