24 de junho de 2026

Pânico

Quando os soldados de Israel viram que a situação era difícil e que o seu exército estava sendo muito pressionado, esconderam-se em cavernas e buracos, entre as rochas e em poços e cisternas (1Sm 13.6).

Leitura Bíblica: 1 Samuel 13.1-9 

Na leitura bíblica, o rei Saul mandou atacar um posto dos filisteus, que contra-atacaram com um grande exército. Mas os israelitas, diante da força desses inimigos, viram-se incapazes de enfrentá-los. Por isso, tentaram se esconder em buracos, cavernas, covas e poços, na expectativa de não serem encontrados pelo adversário. O rei entendeu que a demora do profeta Samuel significava que Deus não viria ajudá-los. Mas a questão é que fugir não resolveria o problema deles. 

Talvez você enfrente questões das quais deseja fugir para evitar o confronto - com pessoas ou a realidade. Então se esconde atrás do trabalho, da família, de alguma doença.... Quem sabe até queira enfrentá-las, mas não tenha força para lutar, e o temor o dominou. Seguem alguns conselhos de alguém que já passou por sentimentos semelhantes: não negue a realidade de seus medos, da sua situação, nem tente aparentar aos outros aquilo que não é de fato. Essa é uma carga pesada demais para se carregar sozinho. Muitas vezes, precisamos de ajuda externa porque por nossos próprios esforços não conseguimos sair dessa situação. Por isso, é muito importante admitir para si mesmo que precisa de ajuda e procurar por ela. Converse com uma pessoa qualificada para ajudá-lo: terapeuta, médico, amigos, familiares... Precisamos uns dos outros para sair de situações difíceis. Confie em Deus, mesmo que pareça que ele não está atento à sua situação. Continue orando e o Senhor, no tempo oportuno, enviará resposta. Pare para descansar ou tomar um fôlego, mas não fuja de seus sentimentos, de seus problemas ou de você mesmo. Isso nunca vai resolver - só irá piorar as coisas. Se for preciso, busque a ajuda profissional. Mas nunca deixe de buscar em Deus a força para lutar e lidar com as situações. 

Há situações em que podemos encontrar ajuda no homem ou na ciência, mas Deus é o nosso auxílio sempre presente. 

Ingelid Gundt Pinheiro, Igrejinha/RS. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c