17 de setembro de 2025

Memórias

Mas agora, SENHOR, que hei de esperar? Minha esperança está em ti (Sl 39.7).

Leitura Bíblica: Lamentações 3.1-26 

Trazer à memória momentos agradáveis é um dos privilégios do homem minimamente saudável. É bom recordar momentos festivos e alegres que marcaram nossa história. Há quem viva preso a lembranças de angústia e dor do passado, e não consegue desfrutar o hoje por estar preso às memórias de ontem. Porém, se estamos sadios, podemos escolher em que pensar e o que vai reger nossa mente e coração. 

No texto de hoje, Jeremias está se lamentando diante da triste realidade de que Jerusalém foi destruída e o povo foi levado cativo para a Babilônia. O profeta está no fundo do poço, desolado, sentindo o peso da triste realidade, como se a própria mão de Deus o estivesse punindo. 

No entanto, Jeremias começa a olhar para a realidade de outra forma, tentando ver a ação de Deus mesmo em meio a toda aquela destruição. Ele não está ignorando a realidade que o cerca, mas é nesse momento que o profeta lembra que o Senhor nunca o abandonou. Ao contrário, era exatamente por causa de seu amor que todos ainda não haviam sido consumidos. Ele consegue resgatar em sua mente e coração a certeza de que as misericórdias do Eterno se renovam todos os dias sobre nós. Por fim, alegra-se na certeza de que, por pior que o quadro estivesse e não houvesse uma perspectiva de quando tudo aquilo passaria, Deus continuava sendo fiel. Portanto, ele esperaria no Senhor e depositaria nele toda esperança que lhe restava. 

Nem sempre teremos todas as respostas nem seremos poupados de dores e sofrimentos. Precisamos mudar a forma de enxergar a realidade. É imperativo tirar os olhos das circunstâncias e focá-los no Senhor. 

Perceba o que Deus já fez por você. Por mais difícil que esteja sendo sua vida, ele está ao seu lado. Relembre as memórias e responda a si mesmo: “Quando foi a última vez que o Senhor me abandonou?” Você se surpreenderá com a resposta, porque a grande verdade é que ele nunca o abandonou! 

Traga à sua memória registros da ação do Senhor sobre sua vida. Isso renovará sua fé e sua esperança. 

Marcelo Matias, Poços de Caldas/MG. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c