17 de novembro de 2025

Rotas

Há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte (Pv 14.12).

Leitura Bíblica: Salmo 25.8-13 

Certa vez, viajei com meu filho para São Paulo e, na entrada da cidade, ele seguiu um aplicativo de trânsito para ganhar tempo com rotas mais curtas. Já escurecia quando nos vimos no centro da cidade, cheio de moradores de rua e usuários de drogas. Tentamos disfarçar o medo para que as crianças não percebessem o perigo, principalmente quando ficávamos parados nos sinais fechados, com pedintes batendo nas janelas do carro. Era um caminho mais curto, mas muito mais perigoso. 

Esse episódio me fez lembrar, entre tantas histórias bíblicas, de algumas rotas que teriam sido mais rápidas e seguras se houvesse obediência e confiança no Senhor. Quando Moisés tirou os israelitas do Egito, havia um caminho rápido e seguro a seguir para chegar à terra prometida. Mas, pelo desrespeito do povo a Deus e ao seu líder, eles ficaram 40 anos vagando pelo deserto (Dt 8). Jonas, o profeta, também recebeu do Senhor uma rota a ser seguida. Mas não obedeceu e resolveu seguir seu próprio GPS, o que o levou a abismos profundos (Jn 1). Quando o apóstolo Paulo viajava de navio para Roma, como prisioneiro, ele advertiu o centurião sobre a tempestade que viria, porém, este preferiu confiar no marinheiro e continuar navegando. E, então, lemos sobre o desastre que se seguiu (At 27). 

Nem sempre sabemos a direção a tomar e, por isso, resolvemos mudar ou encurtar o caminho. Outras vezes, ficamos confusos e, sem enxergar alternativas, optamos em permanecer parados, sem vontade de avançar. Conhecer a Deus é ter com ele comunhão, segurança em nossas escolhas e a certeza de encontrar o melhor caminho a seguir. Ele nos dá a paz e uma sensação indescritível de tranquilidade quando fazemos a nossa parte e descansamos em seu cuidado. E, apesar de muitas vezes sermos desleixados e ignorarmos os sinais de alerta, o Senhor continua sendo paciente e misericordioso, nos trazendo de volta às rotas seguras. 

Que sigamos atentos aos sinais que nos dão tranquilidade para continuar em frente e em segurança. 

Zelene Reis, Itapeva/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c