19 de setembro de 2025

Pedras clamando

Eis que o seu Rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta (Zc 9.9b).

Leitura Bíblica: Lucas 19.28-40 

Muitas pessoas erram na interpretação da figura utilizada por Jesus no texto de hoje, quando afirmou: “se eles se calarem, as pedras clamarão” (v.40). Já ouvi pessoas bem-intencionadas ligarem esse dito a feitos que cristãos deveriam realizar e não realizaram, e quando pessoas incrédulas, ou ligadas a religiões não cristãs, realizam. Por exemplo: ateus distribuindo alimento para necessitados. Assim, entendem aqui, de forma alegórica e errônea, que as pedras seriam não cristãos realizando obras que, naturalmente, espera-se de cristãos. Mas não é disso que o texto trata. Ele descreve que Jesus, depois de ter viajado acompanhado de uma multidão e realizado muitos milagres, fez sua entrada triunfal em Jerusalém, cumprindo a profecia que está no versículo em destaque, que previa a chegada do Messias montado em um jumentinho. O povo que o acompanhou tinha visto os milagres, ouvido os seus ensinos e, agora, ao entrar na cidade, percebe que ele é, realmente, o Messias, o Rei que vem em nome do Senhor. Sendo assim, eles não poderiam ficar calados. Motivados pelo que viram, recebiam Jesus com alegria e louvores a Deus. 

Porém, alguns fariseus não gostaram de ver Jesus sendo recebido assim. Para eles, aquilo era uma afronta, e pediram que o Mestre repreendesse seus discípulos por tal atitude. Mas o Senhor lhes disse que era impossível fazê-los calar, uma vez que aqueles que realmente percebem quem é Jesus não conseguem ficar calados diante de tão grande revelação. E, se os calasse, a própria natureza passaria a clamar (cf. Sl 96.11; Is 55.12). Daí surgiu a utilização do dito que ficou famoso: se estes se calarem, as pedras clamarão. 

Pode ser impossível às pedras clamarem, porém, é impossível àqueles que conheceram Jesus se calarem diante de sua grandeza. 

Pedras não clamam, nem discípulos se calam diante da grandeza de Jesus. 

Antonio Renato Gusso, Curitiba/PR. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c