9 de setembro de 2025

Arrependimento

Deem fruto que mostre o arrependimento! (Mt 3.8)

Leitura Bíblica: Lucas 5.31-32 

É extensa a lista dos versículos bíblicos mais procurados e lidos na internet que falam do grande amor, da bondade, da graça e do cuidado de Deus. Porém, cada vez é mais difícil ler e ouvir sobre uma palavra central dentro da fé cristã: arrependimento. Arrepender-se é mudar por completo e não sentir saudade do que se viveu. É alterar a direção do percurso. Um professor do seminário ilustrou isso de forma interessante: “Arrepender-se é fazer o retorno em uma via movimentada no local certo, sem pegar aquele acesso em conversão proibida que sempre aparece pelo nosso caminho e que, muitas vezes, nos parece tentador.” Em resumo, não adianta dar meia-volta se fizer isso de forma errada. 

O arrependimento não é um ato único. É todo um processo. Deus é capaz de mudar histórias, perdoar erros, sarar feridas e curar traumas. Ao cometer as mesmas falhas e cair sempre nas mesmas situações, parece que jogamos na lata de lixo o sacrifício de Cristo na cruz. Ele se entregou para nos libertar de vícios, medos, inseguranças, tristezas e morte. Ao voltar para o que nos faz cair, não entendemos o que é se arrepender. Jesus disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento” (Lc 5.31-32). Às vezes, temos um “pecado de estimação”, aquele constante, que nos é agradável e difícil de abandonar. Nesses casos, só Cristo é capaz de nos libertar. Devemos orar ao Senhor e pedir que ele dirija nossa vida, nos dê a percepção dos nossos erros e tire a dureza de nosso coração para gerar o arrependimento. 

Quando criança, aprendi uma oração: “Deus Pai, me perdoe pelos pecados que sei que cometi e pelos que não sei que fiz. Me ajude a não mais cometê-los por amor a ti”. Sempre reflito sobre esse trecho da oração. É pelo amor ao Senhor que não quero pecar. Não por medo. 

Que Deus nos conduza ao arrependimento constante e nos ajude a não cair nos mesmos erros por amor a ele. 

Lucas Meloni, São Caetano do Sul/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c