28 de outubro de 2025

Peregrino

Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos (Sl 119.19).

Leitura Bíblica: 1 Crônicas 29.15 

De acordo com o dicionário, “peregrino” é aquele que participa de romaria; viaja para um lugar santo, de muita devoção; faz uma longa viagem; causa estranheza por onde passa. 

Abraão foi o típico peregrino: nasceu em Ur, ao sul da Babilônia, porém, durante boa parte de sua vida, viajou como nômade na região que hoje é Israel. Deixar sua terra natal foi uma ordem expressa do Senhor (Gn 12.1-3). Deus lhe fez uma promessa, e esta foi o começo do relacionamento do Altíssimo com os descendentes de Abraão – o povo de Israel. O desenrolar dessa promessa culminou em Jesus, a bênção suprema para todos os povos. Como o apóstolo Paulo nos diz: “Este mistério significa que, por meio do Evangelho, os gentios [não judeus] são coerdeiros com Israel, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus” (Ef 3.6). 

Mais tarde, esse patriarca é citado como um genuíno exemplo de fé para todos nós. “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiuse a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo” (Hb 11.8-10). Tempos depois, sua fé foi posta à prova. Quando seu filho Isaque nasceu, Abraão foi testado mais uma vez. O Senhor lhe disse: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto em um dos montes que lhe indicarei” (Gn 22.2). Com certeza, esse foi o momento mais complexo para Abraão, mas sua fé no Senhor era muito maior do que sua resistência e suas dúvidas. Isaque foi salvo, pois Deus providenciou um carneiro, ofertado no lugar do garoto. 

Como Abraão, somos também peregrinos e devemos viver aqui como se não fizéssemos parte desta terra. Tenhamos consciência plena de que estamos de passagem, pois nosso verdadeiro destino é o céu. Sabemos que há uma vida eterna com o Senhor nos esperando depois desta peregrinação. 

“Nossa cidadania... está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp 3.20). 

Arthur Queiroz Pereira, Nova Friburgo/RJ. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c