27 de janeiro de 2026

Lembrança boa

A memória deixada pelo justo é uma bênção (Pv 10.7).

Leitura Bíblica: Isaías 65.17-25 

Para mim, o mês de maio será sempre um período de muitas lembranças tristes. Em 2020, enquanto começava o horror da pandemia, eu me encontrava em um quarto de hospital e meu marido em outro, na ala isolada pela covid 19. Um dia depois de sermos internados, numa ensolarada terça-feira, ele completou mais um ano de vida e jamais imaginávamos que seria seu último aniversário neste mundo. Embora o sol lá fora brilhasse intensamente, meu coração estava escuro, sem saber como seriam os próximos dias. E eles vieram intensos, sofridos e abalados por notícias aterradoras, culminando com a triste separação, um dia depois de completarmos 43 anos de casados. No período do luto, alguém me consolou dizendo que a saudade se tornaria uma lembrança boa e, com o passar do tempo, eu iria sorrir com as recordações e os bons momentos. 

Viver uma vida centrada em Cristo foi a certeza de seguir em frente. Mesmo nas perdas e nas quedas (algumas literais), meu marido tirava lições, e sua esperança em dias melhores sempre foi contagiante. Não nos despedimos adequadamente, embora eu tivesse muito a dizer, a pedir perdão e a perdoar. 

Ele se foi, em pleno vigor, deixando-me atônita, com a vida ainda por viver, mas sem saber por onde começar. Com a ajuda da família, irmãos e amigos, já posso sorrir com as boas lembranças. Mesmo sem ele nas datas comemorativas, alegro-me com o legado que ficou. A vida segue, os dias passam rapidamente, e a certeza do reencontro é o conforto do coração. 

Deixo aqui um consolo para os que sofrem a dor da separação, seja qual for. Embora o tempo fique nublado por muitos dias, quando menos se espera, a alegria volta. A lembrança jamais se apaga, ao contrário, ela se torna doce. Em alguns dias, a tristeza vai alagar nossos olhos e, em outros, o brilho da esperança nos alegrará. Não há dor que o Senhor não conheça e que não possa aliviar. 

Bons momentos devem ser vividos intensamente. Boas lembranças trarão sorrisos e deixarão a saudade mais leve. 

Zelene Reis, Itapeva/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c