2 de outubro de 2025

O preço da graça

“Por isso, não tema, Jacó, meu servo! Não fique assustado, ó Israel!”, declara o SENHOR. “Eu o salvarei de um lugar distante, e os seus descendentes, da terra do seu exílio. Jacó voltará e ficará em paz e em segurança; ninguém o inquietará” (Jr 30.10).

Leitura Bíblica: Jeremias 30.10-15 

Fiquei em dúvida se, neste devocional, usaria como título “o preço da graça” ou “o preço da cura”, uma vez que, no texto e caso da leitura de hoje, Deus está enviando uma mensagem a Israel prometendo cura à sua situação espiritual, que ele compara a uma ferida, uma chaga incurável. O Senhor diz que a única solução para seu povo será a manifestação gloriosa da sua graça; pois “não há mais remédio”, “não há mais solução humana”, “todos os seus amigos esqueceram-se de você”, “ninguém mais se importa contigo”, “todos o abandonaram”. Depois de pintar esse quadro, deixando claro que Israel não merecia mais esse socorro divino, essa intervenção graciosa, esse amor leal de seu Deus, pois o seu povo o abandonou, o desprezou inúmeras vezes, o Senhor traz essa promessa de que irá salvá-lo, reuni-lo novamente em sua terra, trazendo-o de todas as nações para onde o dispersou. 

Graça é exatamente isto: favor imerecido! Não há preço algum a ser pago, porque não temos condições de merecer a bondade divina diante de nossas culpas e fraquezas. Israel não é um caso isolado. A Bíblia diz que “todos pecaram” e “todos estão separados de Deus” (Rm 3.12,23). No entanto, há condições preestabelecidas por ele para recebermos essa graça. Observe o que o Senhor diz: “Não o deixarei impune”. Sabemos que Deus disciplinou seu povo – foi levado ao cativeiro na Babilônia, permanecendo lá por 70 anos. Mais uma vez ele afirma: “Fiz essas coisas a você porque é grande a sua iniquidade e numerosos são os seus pecados”. Toda cura envolve tratamento da doença. Deus nos ama! Estamos enfermos e precisamos ser sarados. Cristo é a nossa cura! 

Cristo morreu em nosso lugar porque somos pecadores e não merecíamos cura, graça, perdão e salvação. 

Genevaldo Edino de Souza Bertune, Jundiaí/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c