14 de janeiro de 2026

Não por força

Esta é a palavra do SENHOR para Zorobabel: “Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito”, diz o SENHOR dos Exércitos (Zc 4.6).

Leitura Bíblica: Joel 2.28-31 

Quando reconhecemos que somos pecadores e convidamos Jesus Cristo para fazer parte de nossa vida, recebendo-o como nosso Salvador e Senhor, o Espírito Santo vem habitar em nós, e então começamos a passar por uma transformação. A partir desse momento, a terceira pessoa da Trindade deve reger nossos pensamentos, ações e reações. Como ainda somos humanos, algumas vezes temos o desejo de reagir em nossa força e com violência, porém, isso pode nos trazer mais complicações e outras consequências negativas. Por isso, é melhor deixarmos o Conselheiro nos transformar. Quando isso acontece, o fruto do Espírito (Gl 5.22-23) começa ser produzido em nós. Ele se subdivide em nove partes: amor, alegria, paz, paciência (longanimidade, ânimo longo), amabilidade (benignidade), bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (saber se controlar diante de situações adversas). 

O pastor Billy Graham, em seu livro O poder do Espírito Santo, faz a seguinte divisão do fruto do Espírito: a) Atitudes que têm a ver com o nosso relacionamento com Deus, que também acabam se refletindo em nossas relações com as outras pessoas – amor, alegria e paz. b) Atitudes sociais (para com os outros) – longanimidade, benignidade e bondade. c) Atitudes para consigo mesmo – fidelidade, mansidão e domínio próprio. 

Sendo habitados pelo Espírito de Deus e permitindo que ele nos transforme dia após dia, não desejaremos resolver, com nossa própria força e poder, as situações que nos aparecerem. Assim, evitaremos muitos problemas, inclusive circunstâncias que podem até colocar a nossa vida em perigo. O que fazer, então, para vencer a velha natureza e produzir o fruto espiritual? O apóstolo Paulo nos dá a resposta: “Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne” (Gl 5.16). 

Deixe o Espírito Santo trabalhar e transformar sua vida para que você seja um instrumento de honra e glória a Deus. 

Hans Joachim Wolfgang Kellert, Curitiba/PR. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário