15 de setembro de 2025

Generosidade

Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu, a ponto de sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu (1Jo 3.1).

Leitura Bíblica: Tito 3.5-6 

Talvez você nunca tenha notado, mas a temática da generosidade é uma das áreas mais pesquisadas em todo o mundo. A Ciência da Generosidade estuda e analisa suas implicações para as interações humanas/sociais. Com o crescimento dos fluxos migratórios, famílias da Europa e da América Latina têm tido a chance de colocar em prática a generosidade ao acolher refugiados. 

Você já parou para pensar de onde isso veio? Por que fomos “configurados” com essa pré-disposição no coração? O texto de Tito nos mostra que Deus é a fonte. Ele nos salvou e nos levou para perto dele, apesar de não merecermos, e demonstrou grande misericórdia. O apóstolo Paulo faz questão de deixar esse lembrete a Tito em seu desafio ministerial na igreja de Creta. Quero destacar que a misericórdia é algo que vem do coração. O amor que recebemos de Deus é exatamente assim: nos alcança e nos constrange (no sentido bom da ideia) porque nos mostra de onde o Senhor nos resgatou. Ele nos tirou dos riscos que representávamos a nós e aos outros. Deus sara as feridas e cuida do coração humano. É interessante pensar que, por mais que avaliem a generosidade por países, perfis humanos ou classes sociais, nada será capaz de superar a suprema generosidade demonstrada pelo Pai ao entregar Cristo em nosso favor. A única forma de nos livrar da morte eterna era um sacrifício puro, pleno e perfeito. Cristo, plenamente homem e plenamente Deus, morreu na cruz para que desfrutássemos da vida eterna com ele. 

Essa é a maior declaração de amor e generosidade de todos os tempos. E ele nos deu o Espírito Santo, nosso consolador e companheiro nas lutas da vida. Alegremo-nos ao saber que o Senhor nos amou de forma singular para que refletíssemos amor e generosidade em todo o tempo. 

A jornada cristã nos desafia a reconhecer o amor de Deus e a mostrar aos outros o amor que dele recebemos. 

Lucas Meloni, São Caetano do Sul/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c