3 de outubro de 2025

Hediondo

O [mandamento] mais importante é este: ‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a você mesmo’ (Mc 12.29-31).

Leitura Bíblica: Mateus 22.34-40 

A Bíblia relata o dia em que Adão e Eva escolheram o pior caminho (Gn 3). O que estava por trás da proposta maligna era ser como Deus - ou, tornarem-se deuses. Nossos pais cometeram um crime hediondo: tentaram se colocar no lugar do Criador. Mas, antes que alguém aponte o dedo para ambos, é preciso ter consciência de que somos herdeiros do mesmo delito, que muitas vezes cometemos. 

Recentemente, alguém me desrespeitou no trânsito e acabei agindo de forma inapropriada. O Espírito Santo me confrontou sobre o que estava acontecendo dentro de mim. E ele me mostrou: eu estava indignado porque ousaram me provocar, como se eu fosse algum “deus”. Pela misericórdia do Senhor, fui confrontado e mudei de atitude. 

Durante minha caminhada cristã, tenho aprendido que o trono do meu coração e o centro da minha vontade pertencem exclusivamente a Deus. No entanto, esse episódio vergonhoso acima serviu para abrir meus olhos: eu estava sentado no trono da minha vontade. Por que tanta ira quando sou ofendido? Simples: porque as coisas não ocorrem como quero. 

Jesus ensinou: “Aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para a alma” (Mt 11.29). Mansidão é a capacidade de abrir mão dos direitos que julgo ter; e humildade é não reivindicar prerrogativas que, de fato, nem são minhas. Vivemos sem repouso, estressados e sobrecarregados porque relutamos em aprender a sermos mansos e humildes. Entregar os pretensos direitos a Jesus significa alcançar o descanso para nossa alma! Desde o episódio que contei aqui, tenho prestado mais atenção e luto contra a tentação de me sentar no trono que não é meu. E a só agir assim: amar a Deus acima de tudo, e ao próximo como a mim mesmo. 

O trono do meu coração e o centro da minha vontade devem pertencer exclusivamente a Deus. 

Miguel Herrera Júnior, Bragança Paulista/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c