22 de outubro de 2025

O mais respeitado

Jabez foi o homem mais respeitado da sua família. ...[ele] clamou ao Deus de Israel: “Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores” (1Cr 4.9-10).

Leitura Bíblica: 1 Crônicas 4.1-10 

Quando iniciamos a leitura bíblica no livro de 1 Crônicas, observamos a listagem de centenas de nomes. A partir daí, são mencionados os feitos de vários desses indivíduos. Dentre todos aqueles, cita-se o nome de um membro da família de Judá. Observe o destaque: “Jabez foi o homem mais respeitado da sua família” (v.9). Qual seria o motivo para ele ter seu nome destacado? Não foi por causa de algum ato heroico, como dividir o mar Vermelho, fazer cair fogo do céu ou qualquer outra façanha espetacular. Ele simplesmente orou ao Deus de Israel para ser abençoado, prosperar, ser protegido de males e livre de dores (veja versículo em destaque). E “Deus atendeu ao seu pedido” (v.10). 

O que podemos observar nessa simples oração? Não há palavras eloquentes, nem motivo absurdo, nem algo incomum nesse pedido. Ele não pediu riquezas nem ostentação de bens, mas um pedaço maior de terra para trabalhar, mostrando sua dependência de Deus, e pediu por livramento de males e dores. Assim, pelo seu gesto de uma oração rotineira, Jabez foi considerado o “homem mais respeitado da sua família”. 

Baseados nesse relato bíblico, verificamos que não precisamos realizar obras fantásticas e extraordinárias para merecer respeito e reconhecimento. Da mesma forma, não precisamos realizar feitos descomunais para que o Senhor nos veja. 

O pedido de Jabez foi atendido por Deus. Portanto, não precisamos ser super crentes para que o Senhor nos atenda, nem ser respeitados por quem nos cerca para que Deus olhe para nós. Basta que vivamos a nossa vida cristã sem exageros, sempre obedecendo ao Senhor. Assim, o reconhecimento e o respeito virão sem dúvida alguma! 

Quer ser respeitado? Então leve a sua vida normalmente, sem exageros e na dependência de Deus. 

Mário Miki, Curitiba/PR. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c