1 de setembro de 2025

Diante da dor

Jesus respondeu [ao ladrão]: “Em verdade lhe digo que hoje você estará comigo no paraíso” (Lc 23.43).

Leitura Bíblica: Lucas 23.27-43 

É certo que momentos difíceis nos permitem conhecer mais de nossas forças e fraquezas, expondo quem realmente somos. As dificuldades nos puxam e nos espremem. Penso em Jesus e em suas horas de maior sofrimento: traído, abandonado, julgado injustamente, corpo já ferido e carregando uma pesada cruz. Ainda assim, consegue falar às mulheres que choravam e lamentavam por ele, e lhes dá uma palavra de ânimo, mostrando que diante da dor ainda é possível ter visão e perspectiva de futuro. 

Quantas vezes permitimos ser cegados pelas coisas que não dão certo, pelas feridas que se abriram ou por palavras que nos disseram. Jesus, pendurado na cruz, sofreu zombaria e humilhação. Apesar disso, ele pediu a Deus que perdoasse seus escarnecedores, pois não sabiam o que estavam fazendo. Que profunda graça é revelada ali! Um perdão dado no exato instante em que o estavam ferindo! Que grande lição o Mestre nos dá sobre domínio próprio: não se deixar levar pela dor ou pela perspectiva dos outros, mas, sim, pela de Deus: sua missão, seus propósitos e seu amor. 

E, como se ministrar uma verdade ou liberar perdão não fosse grande o bastante para aquele momento tão duro, Jesus vai além: ele ainda consola, em meio à própria dor, um ladrão arrependido e lhe dá a certeza do paraíso, diferentemente do “inferno” que aquele homem teria vivido nos últimos anos. Impossível não ficar perplexa diante do comportamento de Jesus e do meu. O fato é que, quando não estamos bem, torna-se fácil cair na melancolia ou explodir na ira, como se nada mais importasse. No entanto, em Jesus, somos desafiados a dar também o nosso melhor a todos os que estão ao redor, mesmo que pareça que as forças se acabaram. Como ele, diante da dor, podemos nos entregar em total rendição a Deus, assumindo o nosso lugar mais seguro: suas mãos. 

Diante da dor, o melhor lugar para se estar é no centro da vontade de Deus, que conhecemos observando sua Palavra. 

Angel de Andrade Blumer Gonçalves Larsen da Silva, Teo/A Coruña.

Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal.  

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c