21 de janeiro de 2026

Impulsivo

Melhor é o homem paciente do que o guerreiro; mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade (Pv 16.32).

Leitura Bíblica: 1 Samuel 24.1-17 

Estudando sobre os temperamentos humanos e observando os aspectos de cada um, identifiquei-me como “sanguíneo” por causa de uma característica: impulsividade - ou seja, agir por impulso e sem refletir. Se a física afirma que para toda ação existe uma reação, então, como deve ser a reação de pessoas de temperamento sanguíneo? 

Motivado pela inveja, o rei Saul desejava matar Davi (1Sm 23.15). Já no texto bíblico de hoje, uma grande oportunidade de vingança aparece para o ex-pastor de ovelhas. Três pontos são interessantes: 1) Sempre haverá quem deseje nos fazer mal. Nesse caso, Saul era sogro de Davi, portanto, da família. Às vezes, pessoas próximas agem cruelmente! 2) Sempre existirão pessoas que nos incentivarão a fazer o que é errado (v.4). Os seguidores de Davi o aconselharam a matar Saul. Eram fiéis e leais, com a capacidade de influenciar sua decisão, pois estavam sofrendo e vencendo ao seu lado. Se olharmos ao redor, quantos amigos nos incentivam a agir sem antes pensar ou pedir direção a Deus? 3) Quem procura vingança é perverso de coração. Numa época em que a justiça se baseava na lei do “olho por olho” (v.13), a vingança poderia até não ser imediata, mas era quase certa. Todavia, diante disso, como Davi reagiu? Ele controlou seu espírito, pois sua consciência era de Deus (v.5); deu exemplo para seus liderados (v.6); e não agiu por impulso nem seguiu a multidão de maus conselhos. Como o próprio Saul disse: “Você é mais justo do que eu... me tratou bem, mas eu o tratei mal” (v.17). 

Para todos aqueles que são impulsivos, o melhor conselho é ter a consciência de Deus: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformemse pela renovação da sua mente” (Rm 12.2). Com base no exemplo de hoje, que o amor, a graça e a misericórdia desarmem o desejo de vingança e qualquer reação impensada. 

Que nosso temperamento reflita a consciência de Cristo muito mais que a “consciência sanguínea”. 

Gabriel de Araújo Almeida, Ouro Branco/MG. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c