20 de fevereiro de 2026

Firme sua fé

Amados, embora eu tivesse me empenhado muito para escrever a vocês acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever para encorajá-los a batalhar pela fé que foi confiada aos santos de uma vez por todas (Jd 1.3).

Leitura Bíblica: Judas 1.1-7 

O livro Até aos confins da terra, de Ruth A. Tucker, conta a história das missões cristãs pelo mundo, dos séculos 1 ao 20, e dos cristãos perseguidos por anticristãos ora em certa região, ora em outra, ora numa época, ora em outra. Os cristãos foram contestados, expulsos, presos e mortos. Foram também perseguidos pelo comunismo, regime político iniciado em 1917 na Rússia, que influenciou e dominou inúmeros países em todos os continentes. Onde dominavam, os comunistas não aceitavam os cristãos. 

Judas, irmão de Jesus (cf. Mt 13.55; Mc 6.3), sabia que os cristãos do século 1º já eram ameaçados. Em seu texto, além de lembrá-los da salvação (v.3a), encoraja-os a batalharem pela fé (v.3b). Era necessário que aqueles irmãos defendessem as doutrinas da fé, pois falsos mestres haviam se infiltrado nas igrejas (v.4a), tentando acabar com a fé cristã. Eles “...transformam a graça do nosso Deus em devassidão e negam Jesus Cristo, o nosso único Soberano e Senhor” (v.4b). 

Judas sabia que os cristãos já eram desrespeitados e desprezados. Ficariam eles firmes, se fossem perseguidos? Abandonariam sua fé, se ameaçados? Teriam sabedoria para discernir se um falso evangelho lhes fosse pregado? Então o autor cita a saída do Egito, recordando que Deus guardou o povo, mas destruiu os incrédulos (v.5). Ele fala do juízo que aguarda os anjos que se rebelaram (v.6), e lembra de Sodoma e Gomorra, cidades destruídas por causa da imoralidade (v.7). 

E quanto a nós? Permaneceremos fiéis a Jesus se a perseguição violenta nos alcançar? E aceitaremos sem questionar se, em nome da graça, pregarem que podemos fazer o que quisermos, até mesmo o que a Bíblia sempre chamou de pecado? 

“Seja fiel até a morte, e eu darei a você a coroa da vida” (Ap 2.10b). 

Sérgio Vilmar Markus, Panambi/RS. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário