2 de janeiro de 2026

Cada um por si

Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram (Jr 31.29b).

Leitura Bíblica: Ezequiel 18.1-32 

Uma crença estranha tem surgido: há quem acredite que ninguém mais é culpado. Por mais que um indivíduo erre e cometa crimes, sempre alguém vai achar que a culpa não é dele, mas dos pais, professores, patrões, amigos e até mesmo da sociedade. Sim, para os que seguem essa linha, ninguém mais é culpado de nada. E ninguém é pecador, pois todos são fruto do meio em que vivem. Mas isso não é novidade. 

Vemos no texto da leitura de hoje algo parecido. Os israelitas, ao serem castigados por Deus por causa dos seus pecados, julgavam-se injustiçados. Inclusive, para confirmar que estavam sofrendo por culpa dos seus antepassados, diziam que os pais comeram uvas verdes, ou seja, erraram, pecaram, mas os dentes dos filhos é que se embotavam e sofriam as consequências. 

Na leitura bíblica, Ezequiel mostra que essa queixa é falsa. Na verdade, o Senhor, justo como é, trata cada um individualmente. Os filhos não pagam pelos pecados dos pais nem recebem afagos divinos pelo que seus genitores fizeram de bom. 

Em sua soberania e bondade, Deus poupou Salomão por amor a Davi (1Rs 11.13). Mas, de modo geral, os pais não pagam pelos filhos nem são beneficiados pelo que eles fazem de bom. E vice-versa. Assim, podemos afirmar que é cada um por si e Deus por todos. 

No tribunal divino, cada um será julgado pelos próprios atos. Mas o Senhor, como revelado a Ezequiel, não deseja castigar ninguém, pelo contrário, chama todos ao arrependimento e dá o seu perdão aos arrependidos (Ez 18.32), ou seja, ele é a favor de todos, e não contra. 

Já que Deus é a favor e chama os pecadores ao arrependimento, o melhor é parar de se queixar como se fôssemos vítimas e deixar de aguardar recompensas pelo que os outros fizeram. Antes, reconheçamos nossos próprios erros, confessando e mudando nosso caminho, antes que venha o julgamento. 

A responsabilidade diante de Deus é individual! 

Antonio Renato Gusso, Curitiba/PR. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário