29 de agosto de 2025

Temores

Tudo o que fizerem, seja em palavra, seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio dele (Cl 3.17).

Leitura Bíblica: Lucas 8.22-25 

Certa vez, um colega reclamou: “Neste emprego, temos de matar um leão por dia”. Respondi: “Então trate de matar só o de hoje; deixe o de amanhã para amanhã!”, aludindo ao que Jesus disse: “Basta a cada dia o seu próprio mal” (Mt 6.34). 

Na leitura de hoje, depois de acalmar a tempestade, Jesus perguntou aos discípulos: “Onde está a fé de vocês?” (v.25). Perder a paz diante de grandes desafios é comum, mas não deveria ser, afinal, “somos embaixadores de Cristo” (2Co 5.20). 

Memorizei esse versículo por volta dos meus 10 anos, mas só o entendi bem mais tarde: fui chamado (como outros discípulos de Jesus) para viver neste mundo em uma função diplomática, representando meu Rei. Aquele que é enviado como embaixador de sua pátria tem suas despesas pagas pelo governo que o enviou. Logo, enquanto estou neste mundo, a serviço do meu Rei, é ele que supre tudo o que preciso, mesmo que pareça, aos meus olhos, que consegui com minhas próprias forças. Se eu gastar minhas energias com preocupações, desperdiçarei forças que deveriam ser utilizadas para realização do trabalho do reino. O problema é que vivemos aqui com função de embaixadores do Rei, mas nos envolvemos de tal forma com o reino deste mundo, que nos esquecemos da razão pela qual estamos aqui. 

Quando Jesus acalmou a tempestade, os discípulos se esqueceram de que não só estavam a serviço do Rei, como estavam com ele – e deveriam saber que sua obra jamais seria interrompida por força contrária alguma. Apavoraram-se – e sofreram – por falta de fé. 

E você, no seu dia a dia, está a serviço de Jesus? Então capriche no que tem para fazer hoje e deixe por conta dele o amanhã. Sua fé lhe permite viver assim? Agora, se você se diz cristão, mas não está a serviço do Rei, há algo errado! Nesse caso, há muito com o que se preocupar. Sugiro que verifique sua caminhada. 

Ser embaixador de Cristo envolve todos os lugares onde devemos servir e testemunhar do amor de Deus. 

Miguel Herrera Júnior, Bragança Paulista/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na minha comunidade de mensagens das

Devocionais, é só clicar neste Link: https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c



28 de agosto de 2025

Proveito

Que proveito tem um homem de todo o trabalho e de todo o empenho com que se esforça debaixo do sol? (Ec 2.22)

Leitura Bíblica: Êxodo 20.9-11 

Em algum momento, você já se perguntou se o trabalho que realiza tem algum proveito? Dúvidas e inquietações passam, muitas vezes, pela nossa cabeça. Para que trabalhamos e nos esforçamos tanto? 

O criador de um site de relacionamentos afirmou que, no Vale do Silício (Califórnia, EUA), com uma fortuna de US$ 10 milhões você ainda é um “zé ninguém”, por isso trabalha de 60 a 80 horas semanais acreditando que não tem dinheiro suficiente para relaxar. Suas expectativas são elevadas e, comparando-se a pessoas próximas, parece pobre, mesmo tendo dinheiro suficiente para viver bem, sem necessidade de trabalhar mais. 

Infelizmente, não há limites para a maioria das pessoas e, por isso, tornam-se escravas do trabalho para obter coisas das quais não precisam e talvez nem usufruam. Tem gente que compra uma casa na praia ou no campo, mas fica anos sem visitar o local por causa do excesso de trabalho. Por isso, é interessante que Deus tenha instruído os israelitas no deserto a trabalhar apenas seis dias e descansar no sétimo. 

O trabalho é uma bênção de Deus e, por meio dele, temos nosso sustento e a possibilidade de ajudar a outros. Mas quando nos tornamos escravos dele, muito sofrimento pode nos sobrevir. Trabalhar com equilíbrio, usufruindo do fruto do nosso trabalho, parece o correto a ser feito, mas para isso precisamos primeiro desviar nossos olhos de tantas coisas inúteis que existem neste mundo. Pense apenas nas coisas que você já comprou e que mal usou. 

Quero desafiá-lo a buscar as coisas do alto em primeiro lugar – a sabedoria de Deus para sua vida (Mt 6.33). Trabalhe com dedicação, fazendo o seu melhor, pelo tempo necessário. Mas nunca esqueça que as aves são alimentadas mesmo não tendo plantado nada; as flores do campo são belas mesmo não tecendo sua própria roupa, pois o Senhor cuida de todas elas. E o mesmo promete a nós. 

Não use o trabalho para impressionar os outros, mas para obter o sustento e servir ao próximo. 

Marcos Passig, Blumenau/SC. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na minha comunidade de mensagens das

Devocionais, é só clicar neste Link: https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c



27 de agosto de 2025

Não confiou

Quem considera atentamente a instrução prospera, e bem-aventurado aquele que confia no SENHOR (Pv 16.20).

Leitura Bíblica: 2 Crônicas 16.1-10 

Asa, rei de Judá, foi fiel ao Senhor e nele sempre confiou, mas em determinada situação falhou, como mostra o episódio da leitura de hoje. Por esse motivo, foi repreendido e sofreu as consequências de sua atitude. 

O início de seu reinado foi marcado por dez anos de paz. Depois, os etíopes - que tinham um poderio militar infinitamente maior - se levantaram contra Judá. O rei Asa clamou ao Senhor, e este lhe deu uma grande vitória contra seus inimigos. Mostrando a sua fidelidade ao Senhor, o monarca realizou uma grande reforma religiosa em Judá e arredores. 

Anos mais tarde, porém, Baasa, rei de Israel, declarou guerra contra o reino de Judá, e Asa, usando prata e ouro do palácio e do templo, fez um acordo com o rei Ben-Hadade da Síria, que o ajudou e o livrou do inimigo. No entanto, Deus mandou o profeta Hanani repreender o rei Asa por não ter confiado no Senhor, como na outra vez. A consequência dessa ação impensada de pedir socorro à Síria custou-lhe a paz até o final de sua vida. Sempre haveria guerras contra ele. Que tristeza para um homem que sempre foi fiel a Deus! 

Antes de você julgar o rei Asa, pare e pense um pouco sobre a sua vida. Quantas maravilhas e bênçãos de Deus você já experimentou? Tendo vivenciado isso, você tem sido fiel ao Senhor, mesmo quando as coisas não vão do jeito que queria ou esperava? Quando não conseguiu o emprego que tanto queria? Na ocasião em que foi acometido por uma enfermidade, grave ou não, mas que atrapalha a sua vida? Nos períodos de escassez financeira ou com problemas familiares? E quantas outras situações poderíamos mencionar! 

Você tem confiado no Senhor, por mais difícil que sejam algumas circunstâncias? Ou nessas horas vêm revolta e tristeza contra Deus? O versículo em destaque afirma que aquele que confia no Senhor é feliz! Você é feliz? 

O desafio para cada um de nós é confiar no Senhor em todos os momentos e em todas as circunstâncias da nossa vida! 

Hans Joachim Wolfgang Kellert, Curitiba/PR. Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal.  

No WhatsApp: Entre na minha comunidade de mensagens das

Devocionais, é só clicar neste Link: https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c



26 de agosto de 2025

Nova identidade

Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é (1Jo 3.2).

Leitura Bíblica: Gálatas 2.19-21 

Houve um retiro de jovens para o qual foi exigido um documento com foto para ser anexado às autorizações. Como era de se esperar, vários jovens e adolescentes levaram a carteira de identidade e, muitos deles, ao entregarem o documento, viravam o lado da foto para baixo e diziam: “Não olha a foto e não deixa ninguém ver... Nem parece mais comigo!” Fato é que ficamos mais velhos e mudamos bastante. Por isso, recomendam que renovemos nossa carteira de identidade a cada 10 anos para que esse documento esteja mais coerente com nossa imagem atual. 

No texto de hoje, Paulo afirma que possui uma nova identidade, pois tem uma nova vida com Cristo. Antes, conduzia e baseava seu viver na lei, nos seus projetos e ideias, mas, depois de encontrar Jesus, não é mais ele quem vive. Cristo vive nele, e essa nova identidade exige obediência e uma nova forma de seguir a vida. Na morte de cruz de Jesus, o antigo “eu” também precisa ser crucificado para que haja uma nova vida pelo amor e pela fé no Filho de Deus. Algo muda o meu interior e isso se reflete no exterior. Não foi à toa que muitos ficaram impactados pela mudança drástica de Paulo. 

Será que as pessoas à nossa volta olham para nós e percebem uma nova vida em Jesus? Você continua sendo quem sempre foi ou tem se rendido a uma nova identidade em Cristo? Ele quer transformá-lo em uma nova criatura. Essa mudança começa dentro e modifica todo nosso exterior. Que Jesus nos transforme totalmente. Que nosso antigo “eu” seja crucificado com ele e essa nova vida seja uma realidade em cada um de nós. Cristo quer nos dar uma nova identidade como filhos amados. Resta agora decidirmos se realmente queremos essa nova vida, nova identidade e nova forma de viver. 

É impossível alguém receber Jesus e continuar exatamente igual, com a mesma vida de antes. 

Aislan Henrique Greuel, Rio Negro/PR. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM. Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Cadastre o Nº +55 11 94864-2627 no contatos do seu

celular e mande uma mensagem com o seu nome, via WhatsApp,

pedindo o seu cadastramento. Não é um grupo, é lista de distribuição.

Ex. “Eu sou o Tiago, quero me cadastrar”. 

Ou é só clicar neste Link https://bit.ly/2NGU2SF

25 de agosto de 2025

No que pensar

Irmãos, pensem em tudo o que for verdadeiro, tudo o que for digno de respeito, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, em tudo o que houver alguma virtude ou algo de louvor (Fp 4.8).

Leitura Bíblica: Marcos 7.20-23 

Imagine se um telão transmitisse, em alto e bom som, para todas as pessoas, um de seus pensamentos sobre qualquer um destes assuntos: chefe, amigos, cônjuge, filhos, pais; dirigindo no trânsito ou participando do culto; vida, futuro, sexo, valores, projetos, ambições e até suas convicções a respeito de Deus. Que avaliação esse “filme” teria? Quanto do que você pensa passaria pelo teste do versículo em destaque? O fato é que, por saber que esse filme jamais será produzido, raramente você se preocupará em filtrar o roteiro dos seus pensamentos. 

Geralmente há uma certa tolerância quanto ao que abrigamos em nossas mentes. Desde que essas ideias não se transformem em palavras e ações, são consideradas legítimas. Esquecemos que, mais cedo ou mais tarde, seremos traídos por nosso coração enganoso e corrupto. Jesus afirmou que a boca fala do que o coração está cheio, e deste procede toda espécie de atitude reprovável (Lc 6.45). Isso significa que a corrupção humana é gerada em nossa mente, assim como o pecado. 

O único modo de obter pensamentos santos, nobres e legítimos é mudando o modo de pensar. Somos exortados: “Pensem nas coisas do alto, não nas coisas da terra” (Cl 3.2). Significa trocar nossa mente corrompida pelo pecado pela mente de Cristo, adquirida por meio do novo nascimento. É mais do que pura disciplina mental ou envolvimento emocional. É dispor-se a preencher a mente com os pensamentos de Deus revelados em sua Palavra como o único antídoto contra a velha maneira pecaminosa de pensar. Por isso, devemos tomar a mesma decisão do salmista: “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti” (Sl 119.11). 

“Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, ó SENHOR!” (Sl 19.14a) 

Lídia Rosa da Silva, Santo André/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM. Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Cadastre o Nº +55 11 94864-2627 no contatos do seu

celular e mande uma mensagem com o seu nome, via WhatsApp,

pedindo o seu cadastramento. Não é um grupo, é lista de distribuição.

Ex. “Eu sou o Tiago, quero me cadastrar”. 

Ou é só clicar neste Link https://bit.ly/2NGU2SF

22 de agosto de 2025

Especial de 28 anos levando a Palavra de Deus

“E disse-lhes Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. (Marcos 16:15 e 16). 

Damos graças à Deus pelos 28 anos, levando a Palavra de Deus neste ministério, “Devocional um Pouco de Luz”; já são 4.100 mensagens, com 167.134 visualizações, publicadas e arquivadas no blog, devocionalumpoucodeluz.wordpress.com; que poderão ser lidas a qualquer momento, pelas pessoas. 

Curta nossa pagina no Facebook  @devocionalumpoucodeluztgm www.facebook.com/devocionalumpoucodeluztgm/

e compartilhe as publicações postadas no Blog, pois assim os seus amigos, terão a oportunidade de lê-las. 

Estamos no WhatsApp e já são 954 pessoas cadastradas, para receber as Devocionais. Se você também quiser receber pelo WhatsApp é só clicar neste link https://bit.ly/2NGU2SF

colocar o seu nome e enviar. 

Estamos no TELEGRAM. e já são 113 pessoas cadastradas, para receber as Devocionais.  Se você também quiser receber pelo TELEGRAM é só clicar neste link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

Curiosidade do nome “Devocional um Pouco de Luz”: Foi o nome usado em um programa radiofônico evangélico, que meu pai, Pr. Anatole Pyrilampo Moreira da Silva fazia diariamente; ele era um evangelista nato, que durante toda a sua vida desde a sua conversão, tinha maior preocupação em levar a Palavra de Deus para todos; Também adotei o dia 22 de agosto como o dia de aniversário da Devocional, por não me lembrar do dia/mês certo em que comecei este trabalho, e por ser o dia/mês de aniversário do meu Pai; Coloquei também a imagem do inseto pirilampo, por ser o segundo nome de meu Pai. 

Dou graças a Deus, por ter me escolhido para administrar este Mistério. Orem por mim e por minha saúde, e que me dê disposição para continuar este ministério de levar a palavra de Deus a todos. 

Obrigado e que Deus abençoe a todos. 

Tiago Gonçalves Moreira

Webmaster.

É de Deus!

Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue” (At 9.5).

Leitura Bíblica: 1 Samuel 24.1-22 

A leitura de hoje mostra um acontecimento inusitado. Saul estava perseguindo Davi para matá-lo e acabou totalmente vulnerável diante dele. Como qualquer ser humano, o rei sentiu vontade de ir ao banheiro, mas não havia nenhum naquele local. Então, entrou em uma caverna para fazer suas necessidades. Porém, Saul não contava que Davi e alguns de seus soldados estivessem escondidos justamente ali, o que deixava o monarca exposto a um possível ataque. 

Ao que parece, Davi, incentivado por seus soldados, até cogitou matar Saul. No escuro da caverna, o jovem aproximou-se sorrateiramente, mas, em vez de desferir um golpe mortal, apenas cortou um pedaço da capa daquele que o perseguia como prova de que poderia matá-lo, porém, não quis. Na sequência, Davi sentiu-se pesaroso até mesmo por ter feito isso, pois entendia que, ainda que já rejeitado por Deus por causa de sua desobediência, Saul era o ungido do Senhor e o escolhido para reinar sobre Israel. Nem mesmo Davi, que também já havia sido escolhido e ungido para suceder a Saul no trono, deveria ousar levantar a mão contra aquele que Deus escolheu. Isso caberia apenas ao Altíssimo. Na Bíblia, o indivíduo era ungido em um ritual, no qual se derramava óleo sobre ele, mostrando que havia sido separado para um trabalho especial para o Senhor. 

Vivemos em outra época e os ritos se modificaram, mas, com certeza, é agradável a Deus observar seus preceitos aqui ensinados. A ferramenta mais poderosa que temos para lidar com qualquer situação é a oração, que nos trará paciência para aguardar a justiça divina (Ef 6.18). Além disso, devemos tratar com respeito a todos e a tudo o que foi separado para o Senhor, para que não ocorra, por exemplo, o que ocorreu com Saulo que, ao perseguir a Igreja de Cristo, sem saber, na verdade, estava indo contra o próprio Jesus, que a separou para si. 

Quem desrespeita ou persegue escolhidos do Senhor luta contra o próprio Deus! 

Antonio Renato Gusso, Curitiba/PR. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM. Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Cadastre o Nº +55 11 94864-2627 no contatos do seu

celular e mande uma mensagem com o seu nome, via WhatsApp,

pedindo o seu cadastramento. Não é um grupo, é lista de distribuição.

Ex. “Eu sou o Tiago, quero me cadastrar”. 

Ou é só clicar neste Link https://bit.ly/2NGU2SF

21 de agosto de 2025

Venha e veja

Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem (Jó 42.5).

Leitura Bíblica: João 1.43-51 

Filipe tinha acabado de receber o convite de Jesus para segui-lo e foi muito sábio ao ser questionado por Natanael: “Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?” (v.46). O novo discípulo não discutiu, nem tentou argumentar, apenas disse: “Venha e veja”. E assim, a decisão de conhecer Jesus coube unicamente a Natanael. 

Quais têm sido as suas dúvidas com relação à fé em Jesus Cristo? Só se sabe o gosto de uma laranja depois de prová-la. Portanto, quanto a crer no Senhor e à vida cristã, você só saberá realmente o que é e como funciona se estudar mais a respeito, ou seja, lendo a Bíblia, conhecendo mais a Deus e buscando cada vez mais a compreensão a esse respeito. É na Palavra de Deus que você deve se basear. 

Algumas pessoas, em outras épocas, até foram servos fiéis a Deus, mas descuidaram de sua fé e acabaram se desviando do Senhor e de sua Palavra. Havia, também, aqueles que cumpriam todos os ritos religiosos, porém a maldade continuava em seu coração. Infelizmente isso não ocorreu só no passado, mas também acontece em nossos dias. 

Entre os judeus, essa situação era comum, por isso Jesus reconheceu Natanael como um verdadeiro israelita, sem fingimento. A dúvida do amigo de Filipe era real, mas foi desfeita quando se encontrou com Jesus e constatou, pessoalmente, que ele era o Mestre, o Filho de Deus e o Rei de Israel (v.49). 

Se você é crítico quando se trata de Cristo, ou não crê que ele é o Salvador do mundo, tente eliminar as barreiras que o impedem de conhecê-lo. Não sei o que você ouviu, mas “baixe a guarda” e procure conhecer a Jesus por sua ótica e não pela dos outros. Jó fez esse reconhecimento dizendo: “Agora os meus olhos te veem” (Jo 42.5b). Não se deixe levar pelo que os outros dizem. Busque a verdade e descubra-a por si mesmo. Saiba que a vida com Deus e a salvação por meio de Jesus Cristo são individuais. 

Conhecer, pessoalmente, a Jesus Cristo mudará, de fato, a sua vida! 

Hans Joachim Wolfgang Kellert, Curitiba/PR. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM. Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Cadastre o Nº +55 11 94864-2627 no contatos do seu

celular e mande uma mensagem com o seu nome, via WhatsApp,

pedindo o seu cadastramento. Não é um grupo, é lista de distribuição.

Ex. “Eu sou o Tiago, quero me cadastrar”. 

Ou é só clicar neste Link https://bit.ly/2NGU2SF

20 de agosto de 2025

Despedidas

O SENHOR te abençoe e te guarde... o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz (Nm 6.24a,26, ARA).

Leitura Bíblica: Josué 22.1-6 

Há dez anos, precisei me despedir de uma de minhas filhas que estava de mudança para São Paulo, transferida de seu emprego. Ela e minha neta sempre moraram por perto, então o vazio foi imenso. O saudoso avô e eu demoramos para nos acostumar com a distância e a lacuna deixadas por elas. Mesmo a mudança sendo por um bom motivo, ainda assim deixou um gosto agridoce e um misto de tristeza, saudade, gratidão e alegria. Agora, é a vez da minha filha se despedir da minha neta, que está se mudando, com o marido, para o exterior. Um ciclo que se repete, mas que não impede que lágrimas aflorem e sejam derramadas. 

Então, com o coração um pouco pesado, tenho meditado em algumas coisas relacionadas a despedidas. Sei, com conhecimento de causa, que elas sempre deixam um vazio enorme. Seja na mesa, na cama, na igreja, no trabalho ou no coração. Existem separações temporárias: até breve, até o feriado, até as férias, até o próximo ano etc. No entanto, existem despedidas definitivas: quando entes queridos, amigos ou conhecidos partem para morar com Deus. Ainda assim, essas separações são temporárias, pois sabemos que os veremos novamente, na eternidade. Não sabemos quando, mas cremos que nos encontraremos algum dia. 

Infelizmente, há separações irreversíveis. São por essas que devemos chorar, rasgar as nossas vestes e dilacerar o nosso coração. São as despedidas dos que viveram à sombra da morte, sem a luz do Salvador em suas vidas e partiram para a escuridão. 

Por isso, hoje, a tempo ou fora de tempo, onde quer que Deus nos colocar, testemunhemos a luz de Cristo com as nossas vidas e com a pregação do Evangelho, com atenção e oração por aqueles que sofrem sem esperança e longe do Salvador. Que sejamos mensageiros das maravilhas da vida eterna, sem despedidas amargas, pois um dia estaremos todos juntos na presença de Jesus Cristo. 

As despedidas são oportunidades de lindos recomeços. Que elas sejam breves, leves e cheias de gratidão. 

Zelene Reis, Itapeva/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM. Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Cadastre o Nº +55 11 94864-2627 no contatos do seu

celular e mande uma mensagem com o seu nome, via WhatsApp,

pedindo o seu cadastramento. Não é um grupo, é lista de distribuição.

Ex. “Eu sou o Tiago, quero me cadastrar”. 

Ou é só clicar neste Link https://bit.ly/2NGU2SF

19 de agosto de 2025

No sofrimento

O homem nascido de mulher vive pouco tempo e passa por muitas dificuldades (Jó 14.1).

Leitura Bíblica: Jó 5.6-11 

Aos nossos olhos, a história de Jó é de difícil interpretação, pois ele passou por todas aquelas provações sem saber da conversa entre Deus e Satanás. Falando sobre perseverança no sofrimento, Tiago afirma que o objetivo do Senhor na vida de Jó foi demonstrar sua compaixão e misericórdia (Tg 5.11). Muitas vezes, Deus mexe em nossa história para nos conscientizar de nossa pequenez, fragilidade e limitação, e nos prova em questões como confiança, fidelidade, renúncia, obediência etc. 

Entendendo que o Senhor é soberano e que nada foge ao seu controle, podemos confiar em seu agir, ainda que não consigamos encontrar respostas para o sofrimento. É nesse momento de indagação que precisamos mortificar nosso eu e colocar Deus no trono de nossa vontade. Devemos buscar conhecê-lo melhor a fim de agradá-lo e não agradar a nós mesmos, visto que sabemos que sua vontade é boa, perfeita e agradável. 

Se você tem enfrentado duras provas, entenda que ele é o mestre, e você, o aluno. Não busque respostas, busque a Deus; esvazie-se de si mesmo e encha-se de tudo que vem do alto, levante o olhar e contemple aquele que tudo pode. 

Ao final da história de Jó, percebemos que sua maior conquista foi conhecer o Senhor mais de perto, e não só de ouvir falar (Jó 42.5), mesmo sem ainda entender o porquê de seu sofrimento. 

Esta é a posição daqueles que sofrem: lábios policiados para não blasfemar, coração rendido, joelhos dobrados e olhos para o alto. Sigamos na certeza de que Deus tem cuidado de nós e seus planos não podem ser frustrados. Por mais ferrenha que seja a batalha, lembre-se de que o Senhor treina suas mãos e fortalece seus braços de forma sobrenatural. Jesus nos alertou que no mundo teríamos aflição, mas nos garantiu sua presença e paz. Então, encontre-se com ele todos os dias para ter sua esperança e fé fortalecidas. 

No sofrimento, aprenda a confiar mais em Deus e a falar menos. 

Lilian Brito Pereira Beltrame, São Mateus/ES. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM. Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Cadastre o Nº +55 11 94864-2627 no contatos do seu

celular e mande uma mensagem com o seu nome, via WhatsApp,

pedindo o seu cadastramento. Não é um grupo, é lista de distribuição.

Ex. “Eu sou o Tiago, quero me cadastrar”. 

Ou é só clicar neste Link https://bit.ly/2NGU2SF

18 de agosto de 2025

Testemunha

Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração de vocês. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês (1Pe 3.15).

Leitura Bíblica: Colossenses 4.5-6 

O Evangelho tem sido tão diluído e adaptado para que a Bíblia se molde segundo nossos desejos, que muitos não chegam ao conhecimento de Cristo devido ao mau testemunho daqueles que se denominam cristãos, já que suas ações dizem o contrário. 

Paulo escreveu aos colossenses sobre sermos cheios de entendimento e compreensão espiritual da boa vontade de Deus. Ele chama essa compreensão (a pessoa de Cristo, sua obra redentora, e nossa regeneração segundo a imagem de nosso criador – santos e irrepreensíveis) de tesouro da sabedoria e nos instrui a praticar esse conhecimento. 

Como cristãos, devemos andar, viver e nos portar com o temor do Senhor, caminhando na luz com a pessoa de Cristo, quer dizer, sem máscaras, de maneira que nossas ações no dia a dia sejam condizentes com nossa declaração de fé. Desse modo, os de fora poderão nos ouvir e ver em nós cristãos íntegros e não parciais, ou seja, que não vivemos só de filosofia e falsa aparência de sabedoria, mas de forma digna pela qual fomos chamados, de acordo com a imagem e semelhança do nosso Deus e Pai por meio de Cristo. 

Devemos aproveitar as oportunidades para anunciar Cristo como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, nos torna filhos de Deus e muda nossa eternidade. Ter uma palavra agradável e temperada com sal vai além de ter uma boa dicção e oratória, é ter intimidade com o Senhor para que nossa maneira de falar possa alcançar o coração daqueles que nos ouvem por meio do Espírito Santo, que convence a todo homem. A palavra temperada com sal significa a prudência sobre o que falar e o jeito de se comunicar. E o propósito de ter uma palavra graciosa e prudente é sabermos como responder conforme a necessidade momentânea, principalmente no tocante à nossa fé. 

Deus busca testemunhas que vivem como Cristo e praticam o que dele conhecem, como filhos amados que somos. 

Ricardo Larsen da Silva, Teo/La Coruña. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM. Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Cadastre o Nº +55 11 94864-2627 no contatos do seu

celular e mande uma mensagem com o seu nome, via WhatsApp,

pedindo o seu cadastramento. Não é um grupo, é lista de distribuição.

Ex. “Eu sou o Tiago, quero me cadastrar”.  

Ou é só clicar neste Link https://bit.ly/2NGU2SF

15 de agosto de 2025

Reconciliação

Para tudo há uma ocasião certa: ...tempo de abraçar e tempo de se conter (Ec 3.1a,5b).

Leitura Bíblica: Eclesiastes 3.1-5 

Que tempo é este? Nós, latino-americanos, temos o costume de ser calorosos em nossos cumprimentos e fazemos desse momento um tempo de abraços e beijos, demonstrando, assim, apreço e alegria com a pessoa encontrada em qualquer ocasião. Essa forma de acolher as pessoas demonstra prazer nesse reencontro. 

Qual é o tempo de se afastar ou de se abraçar, então? Recentemente, vivemos isso na pandemia de Covid-19, quando fomos impedidos de ter contato físico, como abraçar e beijar. Tempo de escuridade. Tempo de separação. Pensando nisso, quero convidá-lo a refletir sobre a fase que você está passando agora em seu casamento com o afastamento de beijos e abraços, por causa de muitas discussões, brigas e desavenças. Talvez você ainda esteja em um tempo de se afastar dos filhos, já que as escolhas deles, por quaisquer razões, tornaram o contato físico mais raro – toque tão importante para nossa vida e a deles também. 

Meu desejo é levá-lo a refletir sobre a importância de retomar o tempo de poder abraçar novamente. A vida é curta - a expectativa de vida do brasileiro é de 75 anos. Se estamos distantes de nossa família e dos amigos, por questões de intrigas e confusões, lembre-se que esse tempo não voltará. Sugiro que você busque reaproximar-se daqueles que ama e volte a abraçá-los. Pratique isso no dia de hoje. Não perca tempo. Abrace enquanto pode, pois chegará um tempo em que você vai querer abraçar e não poderá fazê-lo. Aproveite o momento e reconcilie-se com quem está distante. Peça perdão, se for o caso. Perdoe e seja uma bênção. Não deixe o inimigo de nossas almas roubar esse tempo precioso com nossos familiares e amigos. Que a graça de nosso Deus esteja sobre você, fluindo amor e reconciliação em sua família, até a volta do nosso Senhor Jesus Cristo. 

Aproveite bem o seu tempo e não perca nem um minuto: abrace a todos que puder. 

Edmilson Gonçalves de Oliveira, Campinas/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM. Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Cadastre o Nº +55 11 94864-2627 no contatos do seu

celular e mande uma mensagem com o seu nome, via WhatsApp,

pedindo o seu cadastramento. Não é um grupo, é lista de distribuição.

Ex. “Eu sou o Tiago, quero me cadastrar”. 

Ou é só clicar neste Link https://bit.ly/2NGU2SF

14 de agosto de 2025

Escolhido por Deus

Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e sem culpa diante dele (Ef 1.4).

Leitura Bíblica: Efésios 1.3-4 

O apóstolo Paulo inicia sua carta aos efésios apresentando que Deus, em sua infinita sabedoria e graça, antes da fundação do mundo, comandava um plano perfeito. Isso é de fundamental importância, pois nós, em nossa limitação, temos a tendência de pensar que o Senhor não está no controle de tudo. Porém, isso não é verdade. Deus comanda o universo e, em seu infinito amor, sempre teve um plano perfeito em mente para cada um de nós. Mesmo quando Adão pecou, o Senhor não foi surpreendido, uma vez que tudo sempre esteve debaixo de seu controle para que, em Cristo, fôssemos escolhidos e cumpríssemos o seu supremo propósito na criação. E para que fomos escolhidos? Como lemos no versículo em destaque, Deus, em sua infinita sabedoria, nos escolheu para sermos sem culpa e santos em sua presença, e esse alvo não é opcional para os cristãos. 

Em meio a uma sociedade caída, corrompida e morta em seus delitos e pecados, o Senhor nos chamou para que vivêssemos de um modo santo, como verdadeiros representantes de Deus na Terra, e para sermos irrepreensíveis. Um novo povo verdadeiramente transformado, sem mácula, lavado pelo sangue de Jesus. E quando fomos escolhidos? Deus nos escolheu antes da fundação do mundo! Isso é algo que nossa mente humana limitada não consegue entender. Antes de Gênesis 1.1, o Senhor já havia nos escolhido para o dia que se chama hoje – a fim de sermos santos sem culpa em meio à nossa geração, tão corrompida pelo pecado. 

Temos uma grande responsabilidade: precisamos viver de um modo digno da nossa vocação, uma vida santa e irrepreensível, que reflita o caráter de Cristo. Somos escolhidos por Deus para fazer a diferença e “para o louvor da sua gloriosa graça” (Ef 1.6). 

Somos escolhidos por Deus, comprados pelo sangue do Cordeiro. Por isso, vivamos uma vida agradável ao Senhor! 

Heitor Pessoa Magno, São Paulo/SP.

Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM. Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Cadastre o Nº +55 11 94864-2627 no contatos do seu

celular e mande uma mensagem com o seu nome, via WhatsApp,

pedindo o seu cadastramento. Não é um grupo, é lista de distribuição.

Ex. “Eu sou o Tiago, quero me cadastrar”. 

Ou é só clicar neste Link https://bit.ly/2NGU2SF

13 de agosto de 2025

Cobiça

Não cobice a casa do seu próximo. Não cobice a mulher do seu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo (Êx 20.17).

Leitura Bíblica: Gênesis 39.6-21 

O dicionário define ‘cobiça’ como “ambição exagerada (por honra, poder, riqueza etc.); desejo, ânsia, avidez ardente de possuir, dominar ou ter poder sobre alguma coisa ou pessoa”. É um daqueles sentimentos que identificamos nos outros, mas, raramente, admitimos que podemos acalentá-lo no coração. 

A esposa de Potifar é um exemplo de alguém que se deixou dominar pela cobiça, mesmo tendo uma família, um lar, bens e empregados a seu dispor. Porém, nada disso a contentava. Ela queria mais - aquilo que não lhe pertencia, mas lhe parecia atrativo. Há um erro no ditado “a oportunidade faz o ladrão”. Na verdade, a oportunidade só revela aquilo que já estava no coração e, no caso da esposa de Potifar, manifestou um coração ingrato e que não conseguia lidar com a frustração de não ter o que bem desejasse. Assediou José repetidas vezes, mas ele não correspondeu às suas investidas. Então, para descontar sua raiva e desgosto por ter sido rejeitada pelo “objeto” de sua cobiça, difamou seu servo, e ele foi parar na prisão. 

Podemos acusar o outro de não se contentar com o que tem, e até pensamos: “Ah, se eu tivesse a família, o trabalho, o ministério, o estudo ou o dinheiro que ele tem, eu não reclamaria de mais nada.” Sem perceber, estamos dando lugar à cobiça e manifestando ingratidão pelo que temos. Ela começa com uma pequena semente em nosso coração pecador. Por isso, é preciso erradicar esse mal, não deixar que germine e destrua muitas vidas, inclusive a nossa. Não é errado almejar uma vida melhor, ter metas e objetivos. Pelo contrário! Deus se alegra quando temos visão e buscamos o que queremos, desde que seja com uma boa motivação. Mas devemos nos perguntar: será que o que estou almejando será para a glória de Deus e expansão de seu reino? Pense nisso! 

Num coração grato não há espaço para a cobiça. 

Ingelid Gundt Pinheiro, Igrejinha/RS. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM. Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Cadastre o Nº +55 11 94864-2627 no contatos do seu

celular e mande uma mensagem com o seu nome, via WhatsApp,

pedindo o seu cadastramento. Não é um grupo, é lista de distribuição.

Ex. “Eu sou o Tiago, quero me cadastrar”. 

Ou é só clicar neste Link https://bit.ly/2NGU2SF

12 de agosto de 2025

Nosso socorro

Nabucodonosor, então, disse : “Louvado seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos!” (Dn 3.28a)

Leitura Bíblica: Atos 12.1-11 

Diante de situações, de problemas muito maiores do que nós, aparentemente irreversíveis, como você costuma reagir? Com fé ou com medo? Com esperança ou com ansiedade? A quem recorrer quando a situação é dita humanamente sem saída? O texto da leitura em Atos é impressionante! Herodes havia acabado de matar Tiago, irmão de João, e agora havia prendido Pedro. Imagine esta cena: Pedro, dentro de uma cidade trancada por um enorme portão de ferro, preso numa cadeia com grossas grades, imobilizado com algemas nas pernas e braços, vigiado o tempo todo por quatro soldados. Como sair dessa? A morte que viria depois do julgamento era certa. Há um detalhe importantíssimo nesse texto que vale destacar: “a igreja orava intensamente a Deus por ele” (v.5). A narrativa ressalta que, enquanto aqueles irmãos oravam, o Senhor libertou o apóstolo de forma milagrosa. 

E o que dizer do socorro que Deus prestou a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na fornalha? Assim como Pedro, eles não foram socorridos do problema, mas em meio ao problema. O versículo em destaque cita o reconhecimento de Nabucodonosor, o mesmo que os lançou na fornalha como castigo por não o adorarem. O próprio rei admitiu a existência do Deus verdadeiro, que socorreu os seus de forma que a mente humana não tem capacidade para entender nem explicar. 

Se hoje você está passando por alguma situação delicada na saúde, na vida financeira, no seu relacionamento conjugal ou em qualquer outra área, saiba que Deus pode socorrê-lo. Ele é especialista em intervir quando humanamente já não há mais o que fazer! Sou testemunha de que o socorro de Deus não foi apenas nos tempos bíblicos. Peça socorro ao Senhor e creia que ele virá, assim como fez com Pedro e com os três rapazes na fornalha. 

“Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza; auxílio sempre presente nas adversidades” (Sl 46.1). 

Gabriel de Araújo Almeida, Ouro Branco/MG. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM. Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Cadastre o Nº +55 11 94864-2627 no contatos do seu

celular e mande uma mensagem com o seu nome, via WhatsApp,

pedindo o seu cadastramento. Não é um grupo, é lista de distribuição.

Ex. “Eu sou o Tiago, quero me cadastrar”.  

Ou é só clicar neste Link https://bit.ly/2NGU2SF

11 de agosto de 2025

Confiança

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, declara o SENHOR, “planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro” (Jr 29.11).

Leitura Bíblica: Lucas 17.11-16 

Talvez você já conheça essa história. Fala-se muito dos nove leprosos que não voltaram para agradecer a Jesus, enquanto o único que retornou era samaritano – uma pessoa malvista pelos judeus. Porém, há um ponto desse episódio que merece destaque. Embora aqueles nove homens precisassem ser mais gratos, existe algo que é um exemplo para nós. 

Muito antes, nos tempos de Moisés, quando a Lei estava sendo entregue ao povo, uma série de regulamentos foi estabelecida a respeito da lepra. As pessoas com doenças de pele deveriam ser excluídas do povoado (Lv 13.46-47) para não contaminar os outros. Mas qual foi a resposta que aqueles homens receberam de Jesus diante do pedido de cura? Que arriscassem a vida entrando na aldeia para se mostrarem ao sacerdote, que constataria a cura e os declararia aptos a retornar à convivência em sociedade. Essa resposta deve ter soado como loucura para eles. Afinal, estavam proibidos de entrar no povoado. Somente com a pele restaurada poderiam adentrar novamente. O mestre, em vez de purificá-los imediatamente, manda que se arrisquem entrando na aldeia. Aqueles homens poderiam ter ficado desanimados com a resposta, dado meia-volta e continuado a viver no isolamento. Porém, tomaram a ousada atitude de obedecer a Jesus. E, “seguindo pelo caminho, foram purificados” (Lc 17.14b). 

Muitas vezes, pedimos coisas a Deus esperando receber uma transformação imediata: uma cura, uma mudança em alguma situação ou uma restauração de relacionamentos. 

Podemos ficar tristes e confusos quando ele manda que nos coloquemos num risco ainda maior. Mas, enquanto obedecemos a Jesus, temos nossa vida transformada. Precisamos confiar na resposta que recebemos de Deus. Ele nos ama e seus planos para nós são de um futuro de esperança. 

Os leprosos foram exemplo de obediência, coragem e fé. Creram, enfrentaram o risco e alcançaram o milagre. 

Bruna Brasil Pereira Garcia Lima, Goiânia/GO. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM. Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Cadastre o Nº +55 11 94864-2627 no contatos do seu

celular e mande uma mensagem com o seu nome, via WhatsApp,

pedindo o seu cadastramento. Não é um grupo, é lista de distribuição.

Ex. “Eu sou o Tiago, quero me cadastrar”. 

Ou é só clicar neste Link https://bit.ly/2NGU2SF

8 de agosto de 2025

Jetro e Labão

Pois eu sou o SENHOR, o seu Deus... Não tema; eu o ajudarei (Is 41.13).

Leitura Bíblica: Êxodo 12.37-41 

A vida de Jacó e de Moisés se funde com a história do povo hebreu. Ambos fugiram para outras terras por conta de seus atos desastrosos. Jacó fugiu de seu irmão, Esaú, porque o enganou numa questão familiar, e foi para a casa de seu tio Labão. Ali se casou com duas filhas de Labão e o serviu por muitos anos, sendo explorado por ele. Anos mais tarde, cansado de ser enganado, Jacó fugiu na calada da noite e voltou para Canaã com os seus. Quando a fome assolou a terra, foi morar no Egito, onde, por meio de seus 12 filhos, o povo de Deus se multiplicou (Gn 28--50). 

Moisés fugiu do faraó do Egito depois de matar um egípcio, que maltratava um hebreu. Caminhou pelo deserto até chegar às terras de Jetro, sacerdote de Midiã, que o acolheu, dando-lhe a filha mais velha por esposa. Moisés morou durante 40 anos em harmonia com a família do sogro. Quando, porém, Deus ordenou que ele voltasse ao Egito para libertar o seu povo, Jetro o abençoou e o despediu em paz. Tempos depois, quando Moisés guiava o povo no deserto, Jetro foi um excelente conselheiro, aliviando o seu fardo (Êx 2--12). Ambos, Jacó e Moisés, foram acolhidos por famílias diferentes e de maneiras distintas, mas a boa mão do Senhor estava sobre eles. Nossos heróis bíblicos foram escolhidos por Deus para atuar na vida do povo hebreu. Jacó saiu de Canaã e deixou uma descendência numerosa no Egito. Moisés, nascido dessa descendência, um dia tirou o povo do Egito e o levou de volta à Canaã. 

Nem sempre, em nossa caminhada, seremos recebidos por alguém como Jetro. Em algum momento, compartilharemos espaços com pessoas diferentes de nós e sofreremos como Jacó. No entanto, a mesma boa mão de Deus que os guiou pelo caminho também está direcionando a nossa vida. Creiamos e sejamos sempre acolhedores com os que chegam em nossa família, igreja, trabalho ou escola. 

No passado, hoje e sempre, a boa mão do Senhor está nos conduzindo para a eterna Canaã! 

Zelene Reis, Itapeva/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM. Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Cadastre o Nº +55 11 94864-2627 no contatos do seu

celular e mande uma mensagem com o seu nome, via WhatsApp,

pedindo o seu cadastramento. Não é um grupo, é lista de distribuição.

Ex. “Eu sou o Tiago, quero me cadastrar”. 

Ou é só clicar neste Link https://bit.ly/2NGU2SF