Não
deem o que é sagrado aos cães, nem atirem as suas pérolas aos porcos; caso
contrário, estes as pisarão, e aqueles, voltando-se contra vocês, os
despedaçarão (Mt 7.6).
Leitura Bíblica: Mateus 7.1-6
“Na lata” é uma expressão usada quando queremos afirmar que determinada pessoa deixou quaisquer rodeios e foi direto ao ponto, passando a ser clara, objetiva e direta; não ficou “cheia de dedos”, não teve medo de ferir a sensibilidade de ninguém nem se preocupou em ser politicamente correta.
Foi exatamente isso que Jesus fez aqui. Deixando os rodeios para lá, o Mestre falou “na lata”: “Não julguem, a menos que queiram ser julgados. E digo mais: usarão a mesma medida para com vocês”. Muito provavelmente, Tiago, um dos chamados “irmãos de Jesus” (cf. Mc 6.3; Gl 1.19), ao escrever sua carta, tinha esse ensino em mente, quando disse: “Não julguem, pois quem julga se coloca no lugar de Deus, como juiz; pois ele é o único que conhece, que pode ver todos os lados de uma questão” (Tg 4.11-12a).
Jesus continua dizendo, “na lata”: “Não seja hipócrita, vendo apenas os defeitos dos seus irmãos, quando você mesmo está cheio de imperfeições. É melhor cuidar, primeiro, das suas próprias deficiências. Se você reconhecer e cuidar de suas falhas, estará em melhores condições para, depois, ajudar seu irmão”.
Quando julgamos nossos irmãos ou somos críticos, estamos ignorando nossa própria condição de pecadores. Descemos ao nível da irracionalidade, abrindo brechas para que nossos adversários nos peguem em nossos pontos fracos, quando parecemos mais vulneráveis, e nos ataquem. Apenas nesse sentido é possível interpretar e entender o significado do versículo em destaque, ainda que pareça meio estranho.
Como o apóstolo Paulo afirmou: “Não pensem de vocês mesmos além do que devem pensar” (Rm 12.3a). Portanto, estejamos alertas e firmes na fé em Cristo Jesus para não cairmos, principalmente, na cilada do inimigo de nossas almas.
Olhe para dentro de si mesmo antes de julgar ou criticar alguém.
Genevaldo Edino de Souza Bertune, Jundiaí/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Convide os seus amigos para receberem as Devocionais
No
TELEGRAM. Criamos um canal de mensagens das Devocionais,
é
só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz
e seguir o canal.
No
WhatsApp: Cadastre o Nº +55 11 94864-2627 no contatos do seu
celular
e mande uma mensagem com o seu nome, via WhatsApp,
pedindo
o seu cadastramento. Não é um grupo, é lista de distribuição.
Ex.
“Eu sou o Tiago, quero me cadastrar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário