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"Quero trazer a memória o que me pode dar esperança. As
misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos
porque as suas misericórdias não tem fim" (Lamentações 3:21,22).
Realismo e esperança as vezes são duas coisas difíceis de manter
juntas. Para alguns, o realismo da vida e das pessoas os leva a
desesperança. Para outros, a esperança é quase sempre irrealista.
Jeremias é ao mesmo tempo honestamente realista e autenticamente
esperançoso. Sua análise das condições de Jerusalém no reino dos
babilônios transmitia angústia. A ruína da cidade e do Templo e
também a deportação dos melhores cidadãos para Babilônia partiu o
coração do profeta. Acima de tudo, o povo falhou em relacionar o que
havia acontecido com o juízo de Deus sobre sua apostasia. "Então
disse eu: Já pereceu a minha glória, como também a minha esperança
no Senhor" (3:18).
Note, então, no versículo 21, uma mudança de perspectiva. Jeremias
não somente relembra a tragédia, mas também a misericórdia do
Senhor. O espírito do profeta começa a erguer-se e depois eleva-se em
gozo exuberante. O Senhor ainda não terminou sua obra no profeta ou
no seu povo. Mas Jeremias baseia sua esperança no Senhor, não em
alguma bondade inerente ao povo. "A minha porção é o Senhor, diz a
minha alma; portanto esperarei nele" (v. 24). Jeremias recobra um
pensamento básico que infunde suas emoções com alegria. Deus é
bom aos que esperam nele, buscam-no e confiam nele. Quando
tivermos a confiança do profeta, seremos capazes de ver as coisas
como são e também esperar o que Deus fará.
O realismo nos permite uma avaliação honesta do que precisamos
entregar a Deus, e capacita-nos a esperar tendo esperança.
Pr. Paulo Roberto Barbosa, do site - Escuro Iluminado:
http://ministerio-pararefletir.blogspot.com/
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