31 de outubro de 2025

Riqueza eterna

Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração (Lc 12.34).

Leitura Bíblica: Mateus 6.19-21 

O empresário alemão Adolf Merckle era dono de grandes empresas, especialmente na área da indústria farmacêutica, de cimento e de automóveis. Nos anos 1970, começou com empresas de origem familiar e implantou ideias novas que aumentaram sua fortuna nos anos 1990. Mesmo formado em Direito, atuava como investidor financeiro. 

Suas empresas chegaram a valer US$ 12,8 bilhões em 2007, até que veio a crise econômica no ano seguinte. Nessa ocasião, Merckle mergulhou em dívidas enormes, próximas ao valor total de seu patrimônio. Ele tentou reverter sua situação, mas não resistiu ao fracasso e se matou em 2009, aos 74 anos. Morreu ao se jogar na frente de um trem, trazendo consigo um bilhete escrito: “Me desculpem”. Como alguém pode morrer assim? 

Jesus nos ensina a viver com sabedoria enquanto estivermos neste mundo passageiro. “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam” (v.19). Tesouros terrenos tendem a ser corroídos, roubados ou perdidos. Mantê-los conosco para sempre é inseguro. Quem tiver apenas isso, ficará sem nada após a morte. O Senhor também nos orienta em como viver até o fim de nossa existência: “Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam” (v.20). Alguém disse que a única coisa que levaremos para o céu são as almas que ganhamos para Jesus. 

Dediquemo-nos a praticar, de coração, o que o Senhor nos dirige a fazer durante a nossa vida na Terra. Ele nos reserva outros tesouros eternos, já prometidos e jamais perdidos para quem segue o Rei dos reis. Até mesmo os cristãos que não têm o suficiente para viver neste mundo serão supridos e saciados. Onde está o seu coração? Que tesouros você tem buscado? Os temporários deste mundo ou os eternos dos céus? 

Ser sábio é ajuntar os tesouros eternos nos céus e não acumular os tesouros temporários na Terra. 

Sérgio Vilmar Markus, Panambi/RS. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c

 


30 de outubro de 2025

Maldição em bênção

Assim, podemos dizer com confiança: “O Senhor é o meu ajudador; não temerei. O que me podem fazer os homens?” (Hb 13.6)

Leitura Bíblica: Neemias 13.1-3 

Esse episódio da história do povo de Israel aborda o período final do livro de Neemias, no qual, depois da edificação dos muros da cidade, houve um momento em que foi necessário consultar e ler as Escrituras para todo povo. Alguns estrangeiros, de acordo com o livro de Moisés, não deveriam jamais entrar na congregação de Deus. Além da possibilidade de trazerem suas práticas pagãs, não haviam socorrido os filhos de Israel com pão e água em determinada ocasião. Ao contrário do que deveriam ter feito, contrataram Balaão para amaldiçoar os israelitas. Todavia, o texto afirma: “O nosso Deus, porém, transformou a maldição em bênção” (v.2b). 

Alegro-me ao escrever esta meditação, pois sei que, por vezes, algumas pessoas podem nos amaldiçoar com palavras, gestos e ações. São pessoas que agem como os amonitas e moabitas: convivem conosco quase diariamente e querem ver o nosso fracasso. O que talvez essas pessoas não saibam – quero frisar isto – é que o nosso Deus continua imutável – é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele transforma maldição em bênção e continua tirando o veneno da panela (2Rs 4.38-41). Deus segue mudando a nossa trajetória de vida e surpreendendo àqueles que desejam nossa falência. Ele continua nos abençoando, mesmo que todo o universo conspire contra nós. Sabe por quê? Porque o nosso Deus é bom o tempo todo, e continua sendo bom. Ele nos ama, embora sejamos pecadores e falhos. Descanse o seu coração, pois a alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8.10). Que a graça, a bondade, a misericórdia e a benevolência de Deus possam lhe acompanhar hoje até o dia em que ele vier buscar a sua Igreja. Nenhum mal lhe sucederá. O Senhor é com você. Ele é o seu ajudador. Creia nisso. 

O nosso Deus transformou e ainda transforma a maldição em bênção. 

Edmilson Gonçalves de Oliveira, Campinas/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c

 


29 de outubro de 2025

Exterior

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece as minhas inquietações (Sl 139.23).

Leitura Bíblica: Mateus 23.27-28 

Depois de muitos anos sem viajar com um ônibus interestadual, revivi a experiência da época da faculdade, quando este era o meu meio de transporte. Sentado na rodoviária, vi chegar um belo veículo. Entrei, acomodei-me no assento e peguei um livro para ler. Julguei que, nas próximas horas, poderia ler muitas páginas. Mas logo que o ônibus deixou a rodoviária, percebi que não seria possível fazer leitura alguma. A tremedeira e o barulho interno eram assustadores. Como não consegui ler, aproveitei para ver as paisagens do caminho, coisas que muitas vezes não percebemos nem vemos quando somos o motorista. 

Então passei a refletir sobre a nossa vida. Quantas vezes nos parecemos com aquele ônibus: uma aparência exterior bonita, mas, por dentro, uma realidade muito desconfortável. Lembrei-me de um local onde trabalhei por alguns anos, no qual fui apelidado de “mansidão”. Todavia, mansidão muitas vezes era apenas minha aparência exterior, porque por dentro havia muito “barulho”. Esse ruído pode ser apenas de algumas inquietações ou medos, mas também pode existir coisas ali que não agradam a Deus, que chamamos de pecado. 

Jesus, quando viveu fisicamente aqui, neste mundo, teve alguns embates com religiosos da sua época. O Senhor disse que eles eram como sepulcros, por fora muito bonitos, mas por dentro cheios de ossos e todo tipo de imundície. Palavras duras, mas que devem nos levar a refletir: será que o nosso interior difere totalmente do exterior? 

Por isso, o desafio para hoje é fazer como o rei Davi e pedir: “Senhor, sonda o meu coração”. Se há barulhos ou pecados escondidos, devemos confessá-los e pedir perdão a Deus, a fim de que sejamos bonitos também no interior. Quando Deus, em Cristo Jesus, perdoa os nossos pecados e restaura nosso coração, podemos viver uma vida íntegra que não se baseia na aparência exterior. 

Viver de aparência não é o melhor caminho! Isso nos inquieta em vez de trazer paz e alegria para nossa vida. 

Marcos Passig, Blumenau/SC. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal.  

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c



28 de outubro de 2025

Peregrino

Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos (Sl 119.19).

Leitura Bíblica: 1 Crônicas 29.15 

De acordo com o dicionário, “peregrino” é aquele que participa de romaria; viaja para um lugar santo, de muita devoção; faz uma longa viagem; causa estranheza por onde passa. 

Abraão foi o típico peregrino: nasceu em Ur, ao sul da Babilônia, porém, durante boa parte de sua vida, viajou como nômade na região que hoje é Israel. Deixar sua terra natal foi uma ordem expressa do Senhor (Gn 12.1-3). Deus lhe fez uma promessa, e esta foi o começo do relacionamento do Altíssimo com os descendentes de Abraão – o povo de Israel. O desenrolar dessa promessa culminou em Jesus, a bênção suprema para todos os povos. Como o apóstolo Paulo nos diz: “Este mistério significa que, por meio do Evangelho, os gentios [não judeus] são coerdeiros com Israel, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus” (Ef 3.6). 

Mais tarde, esse patriarca é citado como um genuíno exemplo de fé para todos nós. “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiuse a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo” (Hb 11.8-10). Tempos depois, sua fé foi posta à prova. Quando seu filho Isaque nasceu, Abraão foi testado mais uma vez. O Senhor lhe disse: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto em um dos montes que lhe indicarei” (Gn 22.2). Com certeza, esse foi o momento mais complexo para Abraão, mas sua fé no Senhor era muito maior do que sua resistência e suas dúvidas. Isaque foi salvo, pois Deus providenciou um carneiro, ofertado no lugar do garoto. 

Como Abraão, somos também peregrinos e devemos viver aqui como se não fizéssemos parte desta terra. Tenhamos consciência plena de que estamos de passagem, pois nosso verdadeiro destino é o céu. Sabemos que há uma vida eterna com o Senhor nos esperando depois desta peregrinação. 

“Nossa cidadania... está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp 3.20). 

Arthur Queiroz Pereira, Nova Friburgo/RJ. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c

 


27 de outubro de 2025

Medidas justas

Não usem medidas desonestas quando medirem comprimento, peso ou quantidade (Lv 19.35).

Leitura Bíblica: Ezequiel 45.9-17 

Em minha adolescência, auxiliei um de meus irmãos mais velhos em seu trabalho como vendedor itinerante. Íamos de armazém em armazém oferecendo nossos produtos que, em geral, necessitavam ser pesados na presença do comprador. Em algumas ocasiões, percebíamos que os clientes, antes de disponibilizarem suas balanças para a pesagem, retiravam delas algum objeto que lhes ficava acoplado para simular um peso maior do produto por ocasião da venda. Ou seja: quando eles compravam, queriam uma balança justa e assim retiravam aquele peso extra. Só que para vender, roubavam no peso acrescentando, sem qualquer pudor, algo pelo que o consumidor pagaria, mas não levaria para casa. 

Tal prática não é novidade, pois encontramos no texto de hoje o profeta Ezequiel exortando os líderes de Israel a utilizarem medidas e pesos justos. Mais importante do que saber quanto pesava um siclo, que alguns sugerem pesar cerca de 11,5 gramas, ou qual o volume líquido que cabia em um ômer, que dizem corresponder a 175 litros, é perceber que a vontade de levar vantagem conduzia alguns da época do profeta a cometer injustiças. 

Como grande lição da leitura de hoje, podemos destacar a necessidade de sermos justos e corretos em nossos relacionamentos, seja com o próximo, seja com o Senhor. Como se vê, no meio do povo de Deus não pode haver dois pesos e duas medidas que nos favoreçam de alguma forma e prejudiquem aqueles com quem tratamos. Na verdade, mais do que justos, a Bíblia nos ensina a ser generosos, para o nosso próprio bem, pois a mesma forma que usamos para medir será aplicada a nós, como Jesus ensinou: “Deem, e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida com que medirem será usada como medida para vocês” (Lc 6.38). 

Deus é justo e bom, e espera de nós justiça e bondade! 

Antonio Renato Gusso, Curitiba/PR. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c

 


24 de outubro de 2025

Não deixe

Quem dera [os israelitas] tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim, tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre! (Dt 5.29)

Leitura Bíblica: Josué 1.8 

Josué tinha um grande desafio pela frente após assumir o bastão de Moisés. Deus havia trabalhado no coração do povo que, uma geração antes, havia tirado do Egito. O novo líder não dispunha de modernos recursos de informática para ajudá-lo, mas tinha a melhor coisa: as palavras recebidas do próprio Deus. O Senhor lhe disse: “Não deixe de mencionar as palavras deste livro da lei e de meditar nelas de dia e de noite” (Js 1.8). 

As circunstâncias podem gerar medo, apreensão ou até satisfação, porém todas as coisas terrenas são distrações perto do que realmente importa. Deus quer que cumpramos seus propósitos em nossa vida, mas só estamos aptos a compreender sua vontade quando seguimos e vivemos o que diz a Bíblia. Quando nos dispomos a viver o que o Senhor nos destina, percorremos o caminho que ele amorosamente nos preparou desde antes de nascermos. Deus deixou a lição mais importante para aqueles que agora entrariam na terra prometida: sigam o meu caminho, obedeçam às palavras deste livro da lei e vocês serão prósperos e bem-sucedidos. 

A grande questão: é fácil desejar a bênção, mas é difícil trilhar o caminho da observância dos preceitos do Senhor. A obediência a Deus implica o nosso esvaziamento. É um exercício diário para que Cristo seja o centro de tudo em mim e eu diminua cada vez mais. É nosso dever falar e meditar nesta palavra. O Evangelho é um convite para a nova vida que tantos precisam. Apenas Jesus pode transformar a vida do desanimado, destruído e sem esperança alguma, mas você pode ser o instrumento para que tal pessoa ouça a boa nova do Evangelho. Não deixe de falar as palavras e de meditar nelas de dia e de noite. Obedeça à orientação do Senhor e tenha a vida mais abençoada que um cristão pode ter! 

Uma vida abençoada por Deus obedece aos planos do Senhor e propaga o Evangelho que resgata quem está perdido! 

Lucas Meloni, São Caetano do Sul/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c

 


23 de outubro de 2025

Obediência

Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do SENHOR (Pv 19.21).

Leitura Bíblica: Êxodo 14.1-3 

Você já ouviu falar de “cápsula do tempo”? Certa vez, uma pessoa me contou que seu grupo de amigos separou itens e cada um colocou uma carta dentro de uma urna para ser aberta depois de dez anos. Cada um escreveu como imaginava estar quando a urna fosse aberta novamente. Aquela pessoa abriu a carta após uma década e me disse: “Tudo que planejei está muito diferente do que eu imaginava, mas algo deu certo: planejei ler a Bíblia todos os dias e foram poucos os dias em que falhei. Deu certo o mais importante”. Pensei comigo como havia coisas com as quais sonhava ter no futuro, porém, olhando para trás e para o presente, percebo que o essencial deu certo. Pensamos, planejamos e executamos muitas coisas, mas quantas vezes percebemos que nem tudo se concretizou. É impressionante, nessas horas, notar o cuidado e a direção do próprio Deus. 

No texto que lemos, o povo de Israel está em fuga, depois de anos de escravidão no Egito. Mas, em certo ponto, Deus os conduz por outra direção. O povo poderia pensar: “Como assim? Mudar? Por quê? Será que vai dar certo?” Mudanças geram dúvidas no coração e na mente, o que deve ter acontecido com eles também. Olhando para trás, perceberam que foram libertos por um milagre de Deus e deveriam novamente confiar. Minha pergunta é: quais sãos os planos para a sua vida? Quais são os objetivos e projetos que você pretende realizar? Continue buscando uma vida boa, feliz e próspera, mas não deixe de lado a dependência da direção que vem de Deus. Olhe para o passado. veja como ele cuidou de você até hoje. Portanto, confie também seu futuro nas mãos do Criador. Que nosso coração seja obediente a Deus e que ele nos dê sonhos, planos e projetos, porém, que nunca nos esqueçamos de depender totalmente dele. 

Senhor, que seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Amém! 

Devemos planejar, mas sempre submeter nossos planos à aprovação do Senhor. 

Aislan Henrique Greuel, Rio Negro/PR. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c

 


22 de outubro de 2025

O mais respeitado

Jabez foi o homem mais respeitado da sua família. ...[ele] clamou ao Deus de Israel: “Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores” (1Cr 4.9-10).

Leitura Bíblica: 1 Crônicas 4.1-10 

Quando iniciamos a leitura bíblica no livro de 1 Crônicas, observamos a listagem de centenas de nomes. A partir daí, são mencionados os feitos de vários desses indivíduos. Dentre todos aqueles, cita-se o nome de um membro da família de Judá. Observe o destaque: “Jabez foi o homem mais respeitado da sua família” (v.9). Qual seria o motivo para ele ter seu nome destacado? Não foi por causa de algum ato heroico, como dividir o mar Vermelho, fazer cair fogo do céu ou qualquer outra façanha espetacular. Ele simplesmente orou ao Deus de Israel para ser abençoado, prosperar, ser protegido de males e livre de dores (veja versículo em destaque). E “Deus atendeu ao seu pedido” (v.10). 

O que podemos observar nessa simples oração? Não há palavras eloquentes, nem motivo absurdo, nem algo incomum nesse pedido. Ele não pediu riquezas nem ostentação de bens, mas um pedaço maior de terra para trabalhar, mostrando sua dependência de Deus, e pediu por livramento de males e dores. Assim, pelo seu gesto de uma oração rotineira, Jabez foi considerado o “homem mais respeitado da sua família”. 

Baseados nesse relato bíblico, verificamos que não precisamos realizar obras fantásticas e extraordinárias para merecer respeito e reconhecimento. Da mesma forma, não precisamos realizar feitos descomunais para que o Senhor nos veja. 

O pedido de Jabez foi atendido por Deus. Portanto, não precisamos ser super crentes para que o Senhor nos atenda, nem ser respeitados por quem nos cerca para que Deus olhe para nós. Basta que vivamos a nossa vida cristã sem exageros, sempre obedecendo ao Senhor. Assim, o reconhecimento e o respeito virão sem dúvida alguma! 

Quer ser respeitado? Então leve a sua vida normalmente, sem exageros e na dependência de Deus. 

Mário Miki, Curitiba/PR. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c

 


21 de outubro de 2025

Sem tempo

[A pessoa que trabalha, que recebe bênçãos e delas desfruta], Deus a mantém ocupada com a alegria do coração (Ec 5.20b).

Leitura Bíblica: Eclesiastes 5.15-20 

Meu celular travou. Avisei a família, pelo telefone fixo (quase obsoleto), que eu estava sem o aparelho. Fui à assistência técnica e tive de deixar meu precioso instrumento de comunicação, leitura e diversão para ser consertado. Fiquei estranhamente feliz. O dia passou silencioso, e não vi nem respondi mensagens. Até entrei no WhatsApp, pelo computador, mas, como não podia andar por aí com meu notebook pesado, como faço com o celular, optei por esperar ele chegar do conserto e, assim, atualizar o meu dia. 

Olhando para trás, penso: como pudemos sobreviver em um mundo sem tecnologia? Quando minha avó materna faleceu, alguém precisou viajar 60 km para nos dar a notícia, porque não tínhamos telefone na fazenda. Sobrevivemos sem celular, televisão em cores, micro-ondas e, agora, a famosa fritadeira Airfryer, que faz maravilhas para quem tem pressa. Nossos antepassados sobreviveram sem fogão a gás, panela de pressão e inúmeros utensílios, sem os quais nem conseguimos imaginar como seria a vida. Porém, ainda sobrava tempo para conhecer os vizinhos, colocar as cadeiras nas calçadas para conversar e cantar à luz das estrelas. 

A tecnologia tem mudado o mundo e, mesmo assim, continuamos sem tempo, cansados, impacientes e ansiosos. Não sabemos quem mora ao nosso lado. A pandemia trouxe o trabalho on-line, em casa, e muitos não precisam mais usar o carro, o metrô, o ônibus, a moto ou a bicicleta para ir trabalhar. Então, o que temos feito com o tempo que sobra? Por que sempre reclamamos que estamos ocupados? Precisamos ter cuidado para não deixar que o celular nos torne alheios ao que acontece à nossa volta e percamos as boas conversas “ao vivo”. Será que estamos nos divertindo demais com “memes”, observando a vida do outro ou, ainda, pesquisando tantas coisas que roubam nosso tempo e, às vezes, até a nossa alegria? 

Aproveitemos o tempo para conhecer e experimentar mais do amor de Deus. 

Zelene Reis, Itapeva/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c

 


20 de outubro de 2025

Juntos!

Por isso, encorajem e edifiquem uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo (1Ts 5.11).

Leitura Bíblica: Êxodo 13.17-22 

Quem nunca ouviu a frase: “Cada um por si, e Deus por todos”? Essa parece ser uma tendência cada vez mais forte em nossos dias, uma vez que as pessoas se tornaram individualistas e menos preocupadas com os problemas e as lutas dos outros. O senso coletivo, infelizmente, parece estar ficando para trás. 

Após ser liberto da escravidão no Egito, o povo de Israel foi conduzido para a terra prometida num senso de coletividade. Havia homens, mulheres, idosos, jovens, crianças, animais etc. Sem dúvida, ali havia os que andariam mais rápido; outros, nem tanto, necessitando de mais paradas. E então? Como fizeram? Todos foram juntos. Aquela jornada do povo de Deus não se tratava de quem chegaria mais rápido. O importante era que todos chegassem, unidos, ao mesmo destino. Juntos, os israelitas foram escravizados, sofreram e viram a libertação; e, juntos, deveriam fazer aquele trajeto para uma nova terra. 

Certa vez, estávamos organizando um retiro de jovens, e um rapaz gostaria muito de ir, mas não tinha recursos. Compartilhamos essa situação com a liderança, e todos chegaram a uma conclusão: “Ele faz parte do grupo! Daremos um jeito e iremos todos”. Houve senso de coletividade do que é ser uma igreja, e isso sempre deve existir no coração de todos nós, seja para retiros, crises e dificuldades diversas. A Bíblia diz: “Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade” (1Jo 3.18). Nossa jornada de vida e fé deve ser realizada coletivamente e dentro da dinâmica do Evangelho, portanto, não há espaço para o individualismo, afinal, somos corpo de Cristo. São membros com características diferentes e limitações, porém, juntos, somos um só corpo. 

Que em nossa jornada, nosso testemunho de vida mostre que vivemos de uma forma diferente. Jesus afirmou: “Amem uns aos outros... Deste modo todos saberão que são meus discípulos” (Jo 13.34-35). 

Em um mundo individualista, nossa forma de viver, como cristãos, deve ser diferente: caminhemos juntos! 

Aislan Henrique Greuel, Rio Negro/PR. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c

 


17 de outubro de 2025

Avareza

Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei” (Hb 13.5).

Leitura Bíblica: Lucas 12.13-21 

O dinheiro ainda é a causa de muitos problemas: dívidas não pagas, traições, exploração e estelionato. No entanto, é bom dizer que o dinheiro, em si, não é um problema, mas o que é realizado de maneira errada com ele ou a fim de obtê-lo é, antes de tudo, um problema do coração humano. 

A leitura bíblica de hoje fala de um homem que indaga Jesus sobre uma questão de herança familiar. Segundo o comentário da Bíblia de Estudo de Genebra, os rabinos eram solicitados em alguns casos para resolver problemas como esse, porém, não parece que tal homem estivesse buscando um julgamento justo, mas, sim, o que fosse favorável a ele. 

Por ser Jesus considerado um rabino, a questão lhe foi trazida e, para surpresa daquele homem, o Senhor o fez refletir no que estava por trás de seu pedido. “Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (v.15, ARA). Para ilustrar o seu ensino, Jesus cita alguns dos problemas de um avarento. O primeiro é a falta de solidariedade (v.17), já que o homem da parábola não queria repartir sua colheita. A falta de amor ao próximo impedia a caridade. O segundo é a falta de satisfação (v.18), porque não bastavam os seus celeiros cheios; lhe faltava contentamento. O terceiro é a falta de confiança (v.19), uma vez que, por controlar os seus recursos, a ansiedade o impedia de confiar no Senhor. O quarto e último problema é a falta do senso de finitude (v.20), pois aquele homem não sabia que prestaria contas diante de Deus. Era um louco! 

A Bíblia traz outros alertas com relação ao dinheiro. No versículo-chave, o autor da carta aos hebreus menciona a confiança no Senhor como base para uma vida sem avareza. E você? Como tem lidado com seus recursos? Quem está no controle? Você ou o dinheiro? 

Jesus nos exorta: lute contra a avareza; apresente sua oferta; seja solidário; ame o próximo e confie no Senhor! 

Bruno Brasil Mynssen, Caratinga/MG. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c

 


16 de outubro de 2025

Trabalho bom

Trabalhe seis dias e neles faça todos os seus trabalhos (Êx 20.9).

Leitura Bíblica: 2 Tessalonicenses 3.6-15 

Cansado do trabalho? Será que você seria mais feliz se não tivesse de trabalhar? Claro que não, pois trabalhar é um grande privilégio. Diferente do que muitos pensam, o trabalho não é uma maldição, mas foi ordenado por Deus, no jardim do Éden, antes de Adão e Eva pecarem. Após tal episódio, a atividade laboral passou a ser cansativa e repleta de dificuldades. Mesmo assim, o trabalho continua a ser uma ocupação que completa e dá satisfação ao homem. A ociosidade, por sua vez, é terrível. Em meio à exaustão, podemos desejar um período sem fazer nada, mas, quando passamos muito tempo assim, sentimos uma inquietação insuportável. Muito pior do que trabalhar é não ter trabalho. Quando ficamos ociosos por tempo demais, nossos sentidos e emoções clamam por ação e movimento, pois fomos criados para isso. Portanto, aproveite bem o privilégio de trabalhar. Agradeça a Deus por isso. Trabalhe com disposição. Lembre-se de que, em primeiro lugar, é ao Senhor que você está servindo com o seu trabalho. Bem-aventurado é aquele que está firme onde Deus deseja. 

O pastor escocês Alexander Maclaren afirmou: “Não se preocupe com o lugar em que está seu trabalho. Não se preocupe se é ou não visível. Não se preocupe se seu nome está associado a ele. Talvez você nunca veja os resultados de sua labuta. Você está trabalhando para a eternidade. Se não conseguir ver os resultados aqui, num dia quente de trabalho, as frescas horas da noite logo chegarão. Aí você poderá descansar de suas lutas, e os resultados não tardarão. Portanto, faça o seu serviço e confie em Deus, pois ele dará à semente que você plantar um corpo conforme lhe apraz”. Por meio do seu trabalho, você está crescendo em maturidade, tendo a oportunidade de obter sustento e também contribuindo com a sociedade. Seja qual for seu trabalho, faça-o com excelência, pois o Senhor lhe recompensará. 

O trabalho mais duro que existe é não fazer nada. 

Hebert dos Santos Gonçalves, Itapeva/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c

 


15 de outubro de 2025

Professor

O ensino dos sábios é fonte de vida para desviar das armadilhas da morte (Pv 13.14).

Leitura Bíblica: Atos 22.3 

Hoje comemoramos o Dia do Professor! É uma data muito especial, que não deve passar em branco. Temos de agradecer a eles por nos instruir e ser gratos pela educação que nos foi passada, nos tornando, assim, indiví­duos mais capacitados. É o Senhor que dá a sabedoria e dom para o professor nos instruir, porém, não devemos esquecer que, sem esse profissional, não chegarí­amos a lugar algum. Além do mais, ele se dedica a estudar para nos passar o conhecimento que conseguiu adquirir com muito esforço e dedicação. 

Em muitos países, essa é uma profissão muito valorizada, afinal, é o professor que forma todas as outras profissões. Infelizmente, sabemos que no Brasil esse profissional não é reconhecido e muito menos bem remunerado. Como cristãos, devemos orar por nosso país. Como cidadãos, devemos cobrar de nossos representantes uma educação melhor para nossas crianças e jovens, além da valorização do professor. 

Na leitura bí­blica de hoje, o apóstolo Paulo afirma que foi instruído por Gamaliel. Isso foi antes de sua conversão ao cristianismo. Seu instrutor era um judeu, rabino, membro do Sinédrio (assembleia religiosa dos judeus), fariseu e mestre da lei muito conhecido e influente em Jerusalém. O profundo conhecimento de Paulo acerca da lei judaica e da Palavra de Deus demonstra que ele teve uma excelente educação, ou seja, um alto grau de ensino. 

O professor é um mestre que dedica seu tempo para nos instruir. O aluno, como um discí­pulo desse educador, deve estar atento para receber todo o conhecimento. Isso vale ainda mais para Jesus, o grande exemplo de professor e mestre para nossa vida! Quem deseja ser discí­pulo de Cristo deve negar-se a si mesmo e colocar o reino de Deus em primeiro lugar em sua vida. O aprendiz do grande Mestre deve ter algumas caracterí­sticas, como ser honesto, verdadeiro, paciente, obediente, amável e crer na Palavra. 

“A maior e mais nobre missão é a de dirigir as inteligências juvenis e preparar os homens do futuro.” (D. Pedro II) 

Arthur Queiroz Pereira, Nova Friburgo/RJ. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c

 


14 de outubro de 2025

Perto está

E eis que o SENHOR estava perto [de Jacó] (Gn 28.13a, NAA).

Leitura Bíblica: Gênesis 28.10-17 

Jacó é um personagem fascinante das Escrituras. Sua história é contada no livro de Gênesis e ainda podemos ler pela Bíblia toda seu nome na tríade dos patriarcas: “Abraão, Isaque e Jacó”. Ele foi filho de Isaque e Rebeca, e neto de Abraão. Teve um irmão gêmeo, Esaú, que nasceu minutos antes dele, ficando com o direito da primogenitura. Foi o filho preferido de sua mãe e, com ela, conspirou uma forma de tirar esse direito do irmão. Na cultura oriental, ao filho mais velho era delegado o poder, a herança e o cuidado social e religioso da família. Isaque, idoso e quase cego, abençoou Jacó em lugar de Esaú, gerando ódio e confusão. Jacó fugiu do furor do irmão e deixou a proteção da casa paterna. Sozinho, ele teve por travesseiro uma pedra; por teto, o céu; e, por companhia, o silêncio. Então, Jacó sonhou: uma escada estava posta na terra e seu topo chegava ao céu. Anjos de Deus subiam e desciam por ela. Mas onde estava Deus? “O SENHOR estava perto dele” (v.13a). E, com a presença divina, veio a promessa, a mesma dada ao seu avô, Abraão, e ao seu pai, Isaque. Agora, Jacó, o enganador, estava dentro da vontade, da proteção e da bênção do Senhor. E esse encontro gerou mudança, compromisso e entrega. 

Assim como Jacó, em nossas noites insones, muitas vezes, temos pedras por travesseiro, e escuridão e silêncio por companhia. Mas precisamos saber que Deus esteve, está e estará ao nosso lado ontem, hoje e para sempre. A caminhada é longa e incerta, mas o sustento o Senhor proverá! As vestes, já estou revestido com o amor de Cristo! A proteção, Deus me cobrirá com suas asas! O meu futuro está em suas mãos. Que nossa caminhada aqui na Terra seja um andar firme de esperança e entrega ao único que pode, ao fim da jornada, nos levar ao porto seguro, ao nosso eterno e maravilhoso lar. Então, que darei ao Senhor por tantos benefícios e por tanto amor imerecido? 

Como Jacó, devemos ter gratidão, compromisso, entrega e o desejo de estar cada dia mais perto do nosso Salvador! 

Zelene Reis, Itapeva/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c

 


13 de outubro de 2025

Educação

Instrua a criança no caminho em que deve andar, e, mesmo com o passar dos anos, não se desviará dele (Pv 22.6).

Leitura Bíblica: Deuteronômio 6.1-7 

Entre os temas preocupantes no cenário político brasileiro, o ensino se destaca por seu baixo nível. Muitas crianças saem da escola mal sabendo ler e escrever, e isso exige reformas urgentes. Mas queremos aqui falar da responsabilidade da educação, e não de como promover o aprendizado. A escola é responsável pela instrução formal, porém, a criação dos pequenos é atribuição dos pais. 

Deus estabeleceu mandamentos para o seu povo e ordenou que eles fossem cumpridos rigorosamente para que prosperassem na terra que estavam por possuir. Israel deveria colocar o Senhor em primeiro lugar, e amá-lo de todo o coração, de toda a alma e de todas as forças. E isso deveria ser ensinado aos filhos a toda hora e em qualquer lugar, ou seja, eram os pais que precisavam mostrar às crianças como amar a Deus. 

Não é necessário ser especialista ou pedagogo para cumprir essa tarefa, mas precisamos atentar para o que o Senhor ordenou desde o princípio. Amá-lo acima de tudo e obedecer-lhe incondicionalmente farão com que nossos filhos vejam nosso exemplo, ao invés de apenas ouvir o que falamos. Muitos poderão se desviar no futuro, porém, se formos fiéis ao que nos foi ordenado, teremos melhores chances de criar meninos e meninas que se tornem adultos de valor e tementes a Deus. 

O que vemos acontecer em nosso país não está ligado apenas à fragilidade do ensino escolar, mas também à falha dos pais em mostrar às crianças desde cedo os padrões do Senhor. É interessante observar que, se nossos filhos aprenderem os princípios espirituais, isso, ao mesmo tempo, já forjará neles valores morais. Se você conseguiu criar seus filhos conforme o Senhor ordenou, confie! Ainda que tenham se desviado, certamente não se esquecerão dos ensinamentos recebidos, e a graça de Deus não deixará de chamá-los de volta ao caminho certo. 

A Bíblia é o manual de Deus para os que o seguem. Consulte-a sempre. 

José Donato Cavalheiro, Sorocaba/SP. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c

 


10 de outubro de 2025

Sem ansiedade

Não permita que nada o deixe ansioso ou faça sofrer, pois a mocidade e o vigor são passageiros (Ec 11.10, NBV-P).

Leitura Bíblica: Eclesiastes 11.7-10 

Parado na calçada, aguardando para atravessar a faixa de pedestres, pude ouvir uma mulher jovem, com seus 20 anos, dizer para outra que não estava conseguindo dormir, pois sofria de ansiedade. Infelizmente, ela não é a única. A cada ano, cresce o número de pessoas que fazem uso de ansiolíticos. Qual o motivo de tanta ansiedade? Pode haver muitas respostas, mas me arrisco a dizer que o ritmo frenético no qual vivemos contribuiu muito para isso. Vejo as pessoas, e a mim mesmo, com tantos compromissos na agenda que sobra pouco tempo para se acalmar, respirar e organizar a vida. Parece que há necessidade de participar de tudo e também de ter todas as coisas, caso contrário, você fica de fora do convívio com as outras pessoas. 

O autor de Eclesiastes nos motiva a afastar a ansiedade, mas como podemos fazer isso? Ninguém melhor para nos ensinar do que Jesus Cristo. Em momentos de muitas atividades, ele convidava os discípulos para se retirar um pouco e descansar. Também disse que deveríamos carregar menos preocupações e confiar mais no Senhor, pois ele cuida de nós. E, quando estamos cansados e sobrecarregados, podemos nos achegar a ele para que nos ajude a carregar nosso fardo. O melhor remédio para a ansiedade é buscar um relacionamento próximo com Jesus. Quando estamos com ele, recebemos as orientações para viver melhor nosso dia a dia. 

Diminua o ritmo, não queira estar em todos os lugares, não tente se igualar às pessoas com condições financeiras melhores do que a sua – tudo isso só vai aumentar sua ansiedade. Não se isole, mas procure ter mais tempo a sós para meditar na Palavra de Deus. Peça orientação do Espírito Santo para que seu foco esteja naquilo que realmente é importante e fundamental, e desvie os seus olhos das coisas inúteis desse mundo. 

Cuidemos do que é preciso fazer hoje, pois o amanhã pertence a Deus; e “basta a cada dia o seu mal” (Mt 6.34). 

Marcos Passig, Blumenau/SC. Extraído do site https://presentediario.transmundial.org.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Convide os seus amigos para receberem as Devocionais 

No TELEGRAM: Criamos um canal de mensagens das Devocionais,

é só clicar neste Link https://t.me/devocionalumpoucodeluz

e seguir o canal. 

No WhatsApp: Entre na comunidade Devocional, use o QR Code ou o link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I0X6RuBAzYc58NUi2GoJJ0?mode=ems_qr_c